O Flamengo foi surpreendido pelo Aucas e estreou na CONMEBOL Libertadores 2023 com derrota por 2 a 1, de virada . E mais do que sair atrás no Grupo A, o atual campeão viu cair sua invencibilidade de quase três anos em jogos fora de casa na principal competição do continente.
A última vez que o Rubro-Negro havia sido derrotada longe de seus domínios no torneio foi em setembro de 2020, quando caiu por 5 a 0 para o Independiente del Valle . Como coincidência, tanto o jogo de três anos atrás, como o desta quarta, foram realizados em Quito, no Equador.
Desde essa goleada, o Flamengo tinha disputado 14 partidas de Libertadores como visitante, com o retrospecto de 11 vitórias e três empates. A final de 2021, quando os cariocas perderam o título para o Palmeiras na prorrogação, foi disputada em campo neutro, então não entra nessa estatística
Além disso, outro fato negativo é que, nos últimos dez anos, o Fla é apenas o segundo campeão a perder o jogo de estreia no ano seguinte. Em 2017, o Atlético Nacional caiu para o Barcelona-EQU no primeiro duelo defendendo o título de 2016. Naquela ocasião, o time colombiano foi eliminado ainda na primeira fase.
Próximos jogos do Flamengo
-
Fluminense (F) - 09/04, 18h (de Brasília) - Campeonato Carioca
-
Maringá (F) - 13/04, 20h (de Brasília) - Copa do Brasil