Vivendo dias conturbados após os fracassos na Supercopa do Brasil e no Mundial de Clubes , o Flamengo viu seus bastidores se agitarem ainda mais nesta sexta-feira (10).
Segundo publicou primeiramente o UOL e confirmou a ESPN , o presidente do Conselho de Administração do Rubro-Negro, Luiz Eduardo Baptista ( Bap ), e o presidente do Conselho Deliberativo, Antônio Alcides , convocaram os conselheiros do clube para uma importante palestra, que pode definir os rumos da agremiação no futuro próximo.
O palestrante será o senador Carlos Portinho , relator da lei da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) na Câmara, que irá avaliar os pontos positivos da transformação de clube associativo em clube-empresa.
O evento acontecerá na próxima segunda-feira (13), entre 18h30 (de Brasília) e 20h30, no salão nobre da Gávea, sede flamenguista.
Vale lembrar que, desde a criação da lei da SAF, diversos clubes passaram por transformações importantes em seus bastidores e se tornaram empresas.
Os casos mais emblemáticos são os de Botafogo e Cruzeiro , que foram comprados por John Textor e Ronaldo "Fenômeno", e Vasco e Bahia , que foram assumidos pela 777 Partners e pelo City Football Group , respectivamente.
O Fla, porém, vive situação bem diferente dessas equipes, já que é superavitária, com arrecadação anual de cerca de R$ 1 bilhão, e tem sua dívida controlada, sem viver "estrangulada" com cobranças judiciais e penhoras.
Nos últimos meses, outros times importantes, como São Paulo , também se mostraram animados com a ideia de SAF.
Clubes como Corinthians e Palmeiras , porém, disseram publicamente que não têm intenção de fazer a transformação.