Flamengo: Torrent tem Arteta e Vilanova como exemplos de pupilos de Guardiola que foram campeões

A contratação de Domènec Torrent não foi unanimidade no conselho de futebol do Flamengo. Pelo menos, não inicialmente. Enquanto ainda se discutia o melhor nome, a inexperiência do catalão de 58 anos — que dirigiu apenas um clube como técnico profissional — pesou contra. Mas após rodadas de conversas, todos foram convencidos de que ele seria a melhor opção.

Mansur: Derrota em campo não é vergonha

A verdade é que Torrent terá de con viver a desconfiança que todos os ex-auxiliares de Guardiola enfrentam quando decidem se desgarrar do seu mentor. Felizmente, dois nomes mostram que é possível vingar de maneira independente: os também catalães Tito Vilanova e Mikel Arteta.

Marcelo Barreto: o meu obrigado a Rodrigo Rodrigues

Vilanova, por sinal, foi o sucessor de Guardiola no histórico Barcelona que empilhou títulos na Europa. Quando o treinador decidiu rumar ao Bayern de Munique, da Alemanha, ele foi convidado para deixar o cargo de auxiliar-técnico e se tornar o comandante da equipe.

No Barcelona, venceu o Campeonato Espanhol da temporada 2012/2013 e tinha excelente avaliação dos torcedores e da diretoria, mas precisou deixar o cargo no ano seguinte para tratar de um câncer. A doença o levaria ao falecimento em 25 de abril de 2014.

Outro pupilo é Arteta, que foi campeão recentemente com o Arsenal. No último sábado, ele conquistou a Copa da Inglaterra após vencer o Chelsea na decisão. Nesta campanha, também eliminou o Manchester City do próprio Guardiola na semifinal.

Arteta fazia parte de um projeto do Manchester City semelhante ao que o Barcelona fez com Vilanova. Na incerteza de que Guardiola permaneceria após o término de seu contrato, o catalão estava sendo preparado para assumir a equipe principal. Porém, o Arsenal ofereceu a proposta para dirigir o clube onde foi ídolo como jogador.

— Tenho de agradecer ao Pep [Guardiola] porque se sou treinador hoje, é muito graças a ele também. Por isso tenho de lhe agradecer — declarou Arteta.

Agora é a vez de Domènec Torrent. A maior credencial do espanhol é, de fato, ter sido auxiliar de Guardiola de 2008 à 2018. Ele foi responsável por ajudar Pep a formar a lendária equipe do Barcelona que dominaria a Espanha por quase uma década e conquistaria três títulos de Liga dos Campeões. Também o seguiu por Bayern de Munique e Manchester City.

Pelo New York City, d0s Estados Unidos, chegou a ter a melhor campanha da história do clube em sua conferência, mas foi eliminado na fase de semifinal da MLS. No Flamengo, ele sabe que terá a responsabilidade de seguir o legado de Jorge Jesus e conquistar títulos. Felizmente, não faltam exemplos que mostram que isso é possível.

Fonte: Extra
publicidade
publicidade