Flamengo toma virada do Grêmio, e Palmeiras assume o terceiro lugar do Brasileiro

O Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira após quatro rodadas. De quebra, acabou com um jejum diante do Flamengo na Arena, o que não acontecia desde 2018. De virada, o Tricolor Gaúcho venceu por 3 a 2, com gols de Ferreira, Nathan Fernandes e André. Everton Cebolinha e Luiz Araújo marcaram para o Flamengo.

A derrota, a primeira sob o comando de Tite, não só impediu que o Flamengo alcançasse a vice-liderança do Brasileiro mas fez com que a equipe caísse uma posição na tabela. Com 50 pontos, o Rubro-Negro é o quarto colocado e o Grêmio, que foi a 47, voltou ao G6.

Na próxima rodada, o Flamengo ficará de folga por conta do adiamento da partida contra o RB Bragantino. A equipe de Tite só volta a campo no dia 1 de novembro, contra o Santos, pela 31ª rodada. Já o Grêmio encara o América-MG no Independência no próximo sábado.

O Jogo

Logo com um minuto, Everton pressionou João Pedro na linha de fundo e roubou a bola para servir Arrascaeta. O meia arriscou um chute cruzado que atravessou a frente do gol e Gerson, que chegava do outro lado, desperdiçou a chance de marcar completando por cima do travessão.


O Fla voltou a ameaçar aos 14 em cobrança de falta frontal ao gol. Arrascaeta cobrou no canto e obrigou Grando a se esticar. O goleiro espalmou e Everton pegou o rebote e cruzou. Pulgar, do outro lado da área, tentou de voleio mas errou o alvo. A pontaria dos comandados de Tite não estava boa e Gerson perdeu outra chance aos 15.

Bem no início mas depois sumido no jogo, Everton Cebolinha apareceu aos 41 minutos num belo lance de contra-ataque. O camisa 11 recebeu na esquerda, avançou em velocidade e tirou Geromel da jogada. Na sequência, trombou com Villasanti, levou a melhor, tirou Grando do lance e mandou para o fundo da rede.

O panorama da partida não mudou no segundo tempo, com o Rubro-Negro superior e criando mais chances de gol e o Grêmio, embora muito combativo, com dificuldades para vencer a marcação do adversário.

E foi numa saída de bola errada de Bruno Henrique que o Grêmio chegou ao empate. BH tentou o passe para Gabigol no meio mas a bola foi interceptada. Villasanti tabela com Ferreira e o camisa 10 toca na saída de Rossi para deixar tudo igual.

As substituições de Renato deram mais certo dos que a de Tite e o Tricolor conseguiu a virada aos 35. O Flamengo buscava o segundo gol e deixava espaços na retaguarda. André serviu Cristaldo na direita da área, o meia lutou muito pela bola e conseguiu rolar para Nathan Fernandes finalizar no canto de Rossi.

Após o segundo gol, o Flamengo sofreu uma pane e tomou o terceiro após cobrança de lateral pela esquerda. Villasanti ajeitou de cabeça para André que bateu forte no cantinho de Rossi, que nada pode fazer.

Aos 43, foi a vez do Grêmio perder a concentração. Everton Ribeiro cobrou falta na área e Luiz Araújo cabeceou para fazer o segundo do Flamengo e fechar o placar na Arena.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO-RS 3 X 2 FLAMENGO-RJ

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: Quarta-feira, 25 de outubro de 2023
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo José Pereira Lima (PE)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-Fifa) e Luanderson Lima dos Santos (BA-Fifa)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG-VAR-Fifa)
Cartões amarelos: Kannemann, Ferreira, Geromel (Grêmio); Pulgar, Léo Pereira, Luiz Araújo, Everton Ribeiro (Fla)
Gols:
GRÊMIO: Ferreira, aos 30, Nathan Fernandes, aos 35, André, aos 40 min do 2º tempo
FLAMENGO: Everton Cebolinha, aos 41 minutos do 1º tempo; Luiz Araújo, aos 43 min do 2º tempo

GRÊMIO: Gabriel Grando, Bruno Alves, Pedro Geromel e Kannemann (Cristaldo, Bruno Uvini); João Pedro, Villasanti, Pepê e Reinaldo, Lucas Besozzi (Ferreira), João Pedro Galvão (André) e Everton Galdino (Nathan Fernandes)
Técnico: Renato Portalupi

FLAMENGO: Agustín Rossi; Wesley, Pablo (Matheuzinho), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Erick Pulgar (Everton Ribeiro), Gerson e Arrascaeta (Luiz Araújo); Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro (Gabigol)
Técnico: Tite



Fonte: Gazeta Esportiva