Atual campeão, o Flamengo conheceu, nesta segunda-feira (27), seus adversários na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores . O sorteio realizado pela Conmebol, em Luque, no Paraguai, teve transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ .
O Rubro-Negro ocupará o grupo A ao lado de Racing-ARG, Aucas-EQU e Ñublense-CHI.
A fase de grupos começa a ser disputada no dia 4 de abril e vai até 29 de junho. Os dois melhores de cada chave avançam às oitavas. A grande final será em jogo único no dia 11 de novembro, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Veja um resumo de cada time da chave:
FLAMENGO
Campeão duas vezes e finalista em três das últimas quatro Libertadores, o Flamengo é, talvez com certa folga, o time mais estrelado do futebol sul-americano. Quem no continente conta com jogadores como Gabigol, Pedro, Arrascaeta, Everton Ribeiro, David Luiz, Arturo Vidal, Everton Cebolinha e, agora, Gerson, recontratado após passagem irregular pela Europa?
Ter tanta gente qualificada em um elenco é óbvio um privilégio, mas também um problema se os resultados não aparecem. E por enquanto 2023 tem sido assim: vice da Recopa e da Supercopa, além do terceiro lugar no Mundial de Clubes, o técnico Vítor Pereira encontra dificuldades para fazer seu trabalho emplacar. A Libertadores pode oferecer respiro ou aumentar a pressão.
Como se classificou : campeão da Libertadores de 2022
Participações : 18
Melhor campanha : campeão (1981, 2019 e 2022)
Estádio : Maracanã (Rio de Janeiro)
Técnico : Vítor Pereira
Altitude : NÃO
RACING
O Racing ficou muito perto de ser campeão argentino na última temporada. No início desse ano, o time comandado pelo ex-volante Fernando Gago "se vingou" do Boca ao conquistar a Supercopa, em disputa que aconteceu em Abu Dhabi. Apesar dos bons números, ainda parece pouco para que a "Academia" faça frente aos times mais fortes do continente, principalmente os brasileiros, pelo alto poder de investimento.
O que ilustra isso é o nível das contratações para 2023, em lista que inclui o peruano Paolo Guerrero, que fez muito sucesso no Brasil, principalmente no Corinthians, onde marcou o gol do título mundial de 2012, mas que agora, aos 39 anos, claramente já não é o mesmo. Outros do elenco do Racing que passaram pelo Brasil, mas não deixaram saudades em torcedores de Santos e São Paulo, respectivamente, são Emiliano Vecchio e Jonathan Gómez. Não é cabeça-de-chave, então, dependendo do grupo que cair, pode sonhar mais.
Como se classificou : melhor colocado na tabela geral do Argentino em 2022
Participações : 11
Melhor campanha : campeão (1967)
Estádio : Presidente Perón (Avellaneda)
Técnico : Fernando Gago
Altitude : NÃO
AUCAS
Depois de um longo tempo de decadência, o Aucas, que outrora pertenceu à multinacional Shell, deu a volta por cima em 2022, ao se tornar campeão equatoriano depois de muitos anos sofrendo em divisões inferiores do país. O título permite a primeira participação de sua história na Libertadores.
Para a disputa do torneio, o time se reforçou com o experiente goleiro Hernán Galíndez, que disputou a Copa do Mundo com a seleção do Equador , e o atacante Jhon Cifuente, jogador mais valioso do elenco, que chegou depois de passagem pelo Barcelona de Guayaquil. No comando está César Farías, venezuelano que dirigiu a seleção do país por muito tempo.
Como se classificou : campeão equatoriano de 2022
Participações : nunca jogou
Melhor campanha : estreante
Estádio : Gonzalo Pozo Ripalda (Quito)
Técnico : César Farías
Altitude : 2.850 m
ÑUBLENSE
Mais um dos estreantes na Libertadores é o Ñublense, que representará o futebol chileno após o segundo lugar no campeonato local em 2022. O grande ídolo da torcida é o técnico Jaime García, que está no clube desde 2019 e conduziu o acesso para a primeira divisão, em 2020, além de levar a equipe ao maior torneio de clubes da América.
Dentro de campo, as referências são o lateral Jovany Campusano, capitão do time, e o atacante Patricio Rubio, artilheiro que chegou depois de passagem pela Universidad do Chile e teve ótimos números na campanha do ano passado. Manda seus jogos na cidade de Chillán, a 400 km de Santiago, e não pinta como adversário complexo na fase de grupos.
Como se classificou : vice-campeão chileno em 2022
Participações : estreante
Melhor campanha : nunca jogou
Estádio : Nelson Oyarzún (Chillán)
Técnico : Jaime García
Altitude : NÃO