Nesta quinta-feira, o Flamengo entra em campo no Maracanã, contra o Peñarol, pelas quartas de final da Libertadores, em busca de algo inédito: vencer pela primeira vez o clube uruguaio em partidas válidas pela Copa Conmebol Libertadores. São quatro jogos no total, com três derrotas e um empate.
De positivo, no entanto, há o fato de que nas últimas duas competições em que Flamengo e Peñarol se enfrentaram, a Mercosul de 1999 e a Libertadores de 2019, as taças foram para a Gávea.
No ano mágico rubro-negro, em 2019, Flamengo e Peñarol se encontraram no Grupo D da Libertadores. No Rio, os rubro-negros perderam por 1 a 0 em jogo no qual Gabigol foi expulso. Já na partida derradeira da chave, o empate por 0 a 0 no Estádio Campeón del Siglo foi suficiente para os cariocas avançarem no saldo de gols e como primeiro colocado. Na segunda fase, com Jorge Jesus à frente, o Fla fez campanha histórica e conquistou o bi na competição.
Em 1999, o Flamengo conquistou sua última vitória sobre o Peñarol. Em 25 de novembro daquele ano, desfalcado de Romário, que fora dispensado pelo clube por um ato de indisciplina após a eliminação no Brasileiro, o Rubro-Negro não tomou conhecimento dos Carboneros - apelido dado ao clube uruguaio pela origem ligada a trabalhadores que atuavam nas minas de carvão. Triunfo por 3 a 0, com gols de Leandro Machado, Maurinho e Lê, que marcaria mais tarde o gol que garantiria o inédito título da competição.
Já o jogo de volta foi marcado por uma série de turbulências, e o Peñarol venceu de virada por 3 a 2. Com o placar agregado, no entanto, foi eliminado pelo Flamengo , que avançou à final e foi campeão em um clássico contra o Palmeiras.
O outro encontro entre Flamengo e Peñarol em competições oficiais aconteceu em 1982, pela Libertadores, e o resultado foi amargo. Naquela época, o atual campeão entrava direto na fase semifinal, que era disputada em dois triangulares. Na busca pelo bi, o Fla, que também havia conquistado o Mundial no ano anterior, foi muito bem contra os argentinos do River Plate, com vitórias em Rio e Buenos Aires. Em compensação, os Carboneros venceram em Montevidéu e no Maracanã, avançaram à final e levaram o caneco.
No total, são 15 jogos entre Flamengo e Peñarol, com seis vitórias para cada lado e três empates. O saldo dos rubro-negros é melhor: 20 a 16.
Pedra no sapato do Flamengo na Libertadores, o Peñarol é também o último adversário que conseguiu vencer os rubro-negros no Maracanã em partidas válidas pela Libertadores. Após derrota por 1 a 0 citada no início da matéria, a da expulsão de Gabigol, o clube da Gávea jogou 26 vezes no estádio, com 23 vitórias e apenas três empates. Confira a lista abaixo:
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv