Flamengo tem melhores números com Rodrigo Caio, esperança de solidez defensiva; veja

O sistema defensivo vulnerável é a principal dificuldade do Flamengo, que vive a expectativa de poder contar com seu melhor zagueiro na próxima terça, contra o Racing, pela Libertadores. Rodrigo Caio está há dois meses ausente por causa de duas lesões, e a esperança é que sua presença deixe o time mais sólido. Os números comprovam sua importância.

Rodrigo Caio treina observado pelo fisioterapeuta Márcio Puglia — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
1 de 1 Rodrigo Caio treina observado pelo fisioterapeuta Márcio Puglia — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Rodrigo Caio treina observado pelo fisioterapeuta Márcio Puglia — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Sem Rodrigo Caio, o aproveitamento do time no ano é de 67,6%. Com ele, o número aumenta para 75,4%. Gerente de saúde e alto rendimento do clube, o médico Márcio Tannure disse que o trabalho está sendo feito para colocar o zagueiro em campo na terça-feira, no Maracanã.

- Estamos trabalhando para isso. Existe a chance, com certeza. Ainda é sexta-feira e vamos trabalhar para ele estar em campo. São lesões diferentes. Voltou da Seleção com uma lesão no joelho e tratamos ela. Quando estava prestes a voltar, em uma fatalidade teve uma lesão na panturrilha - disse Tannure.

Rogério Ceni ainda não pôde escalar o zagueiro, mas sabe de sua importância. Expulsos na Argentina, Thuler e Natan estão suspensos neste jogo de volta.

- Rodrigo Caio se tornou uma referência. A ausência é sentida. Para se ter mais segurança, tem que ter a bola o maior tempo possível, com o maior acerto de passes - disse Ceni após o empate com o Atlético-GO, no Maracanã.

Flamengo com e sem Rodrigo Caio

Jogos Vitórias Empates Derrotas Aproveitamento
Sem Rodrigo Caio 34 21 6 7 67,6%
Com Rodrigo Caio 19 13 4 2 75,4%

Obs: na derrota por 3 a 0 contra o Atlético-GO, Rodrigo Caio iniciou como lateral-direito. A dupla de zaga foi Gustavo Henrique e Léo Pereira.

Fla teve 12 duplas titulares diferentes em 53 jogos

Neste ano, Mauricio Souza, que comandou o time nas primeiras rodadas do Carioca, Jorge Jesus, Dome e Rogério Ceni iniciaram os 53 jogos do Flamengo com 12 duplas de zaga diferentes. A mais escalada foi Rodrigo Caio/Léo Pereira, 13 vezes. Logo depois vem Gustavo Henrique/Léo Pereira, 12 vezes.

Algumas curiosidades: a dupla Rodrigo Caio/Gustavo Henrique está invicta, com cinco vitórias e um empate. Os jovens Noga e Natan atuaram juntos em duas partidas, e o Flamengo venceu ambas. Eles, no entanto, perderam espaço com a chegada de Ceni.

Duplas titulares do Fla em 2020

Dupla Jogos Vitórias Empates Derrotas
Rodrigo Caio e Léo Pereira 13 8 3 2
Gustavo Henrique e Léo Pereira 12 8 1 3
Rodrigo Caio e Gustavo Henrique 6 5 1 0
Gustavo Henrique e Natan 6 3 1 2
Thuler e Léo Pereira 6 3 2 1
Dantas e Rafael Santos 3 2 1 0
Noga e Natan 2 2 0 0
Natan e Otávio 1 0 1 0
Thuler e Gustavo Henrique 1 1 0 0
Thuler e Dantas 1 1 0 0
Noga e Léo Pereira 1 1 0 0
Hugo Moura e Rafael Santos 1 0 0 1
Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade