Flamengo tem desafio inédito: nunca um mandante que perdeu jogo de ida foi campeão da Copa do Brasil

A derrota do Flamengo para o São Paulo no Maracanã, no domingo, no jogo de ida na final da Copa do Brasil, deixa agora a equipe em condições complicadas para a volta, no dia 24. E a estatística também não está a favor do rubro-negro: nas 33 edições anteriores do torneio, de 1989 a 2022, nenhum time que perdeu a primeira partida como mandante conseguiu reverter a vantagem fora de casa.

Esse é apenas o terceiro caso em que o time que disputou a primeira partida diante da torcida terminou derrotado. Em 2016, o Atlético-MG sofreu um revés para o Grêmio por 3 a 1 no Mineirão — na volta, o empate em 1 a 1 deu o título ao tricolor gaúcho. Em 2021, na decisão da Copa do Brasil de 2020, o Palmeiras venceu o Grêmio na Arena por 1 a 0 no primeiro duelo, e confirmou o título no Allianz Parque, em nova vitória por 2 a 0.

Os times que decidiram o título fora de casa, no entanto, representam a maior parte dos campeões da Copa do Brasil. Em 19 ocasiões, o visitante foi o campeão, e em apenas 14 foi o mandante. Mas a conquista foi possibilitada, na maioria das vezes, por uma construção de resultado na partida disputada com o apoio da torcida.

Em cinco edições, o visitante conseguiu levantar a taça mesmo sem ganhar em casa — mas tendo empatado a primeira partida. Foi o que aconteceu com Flamengo e Santo André em 2004, quando a primeira partida terminou empatada em 2 a 2 e a equipe paulista venceu o duelo decisivo no Maracanã por 2 a 0.

Fonte: Extra