Flamengo tem cinco jogadores com contrato prestes a vencer em 2025; futuro dependerá de nova gestão

O Flamengo iniciará 2025 com cinco jogadores próximos do fim de seus contratos: o goleiro Matheus Cunha, o zagueiro Cleiton, o lateral-direito Varela, o volante Pulgar e o zagueiro Pablo, que retornou de empréstimo do Botafogo. Todos têm vínculos válidos até dezembro de 2025, e suas futuras permanências dependerão da decisão da gestão de Luiz Eduardo Baptista, o Bap.

Matheus Cunha

A administração de Rodolfo Landim já havia procurado Matheus Cunha para discutir a renovação, mas as negociações só seriam retomadas em 2024. Agora, essa nova rodada de conversas será definida pela avaliação do novo departamento de futebol, sob a direção de José Boto.

Com 23 anos, Matheus Cunha chegou ao Flamengo em 2020, a pedido de Rogério Ceni, mas se consolidou mais tarde, em 2023, com Jorge Sampaoli. O goleiro disputou 50 jogos pelo clube, com 30 vitórias, 11 empates e 9 derrotas, sofrendo apenas 38 gols.

Varela

Varela está no Flamengo desde julho de 2022, quando usou uma cláusula da FIFA para suspender seu contrato com o Dínamo de Moscou devido à guerra entre Rússia e Ucrânia. O uruguaio tem contrato com o clube até dezembro de 2025, mas entrará em seu último ano de vínculo.

O lateral-direito teve uma passagem de altos e baixos, mas foi convocado com frequência para a seleção uruguaia, incluindo sua participação na Copa do Mundo de 2022. Recentemente, o jogador recebeu sondagens de clubes como River Plate e Peñarol, seu time de coração.

Pulgar

Pulgar, outro jogador com contrato prestes a vencer, não conseguiu chegar a um acordo para renovação com a gestão de Landim. Apesar de ser titular e peça importante nos últimos anos, o volante está insatisfeito com a situação no Flamengo, especialmente por ter um dos menores salários do meio-campo.

Cleiton

O zagueiro Cleiton, de 21 anos, também vê seu contrato expirar em dezembro de 2025. Sua permanência no clube ganha mais força após a saída de David Luiz, já que o jovem começou a ganhar espaço no time profissional em 2022. Ele tem 14 jogos pelo Flamengo, com 10 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

Pablo

Pablo, que estava emprestado ao Botafogo, não teve seu contrato comprado pelo clube carioca e retornou ao Flamengo. O defensor se reapresentou ao time no Ninho do Urubu nesta sexta-feira (27), mas sua situação ainda está indefinida.

José Boto será o responsável por definir a composição do elenco na gestão de Bap. Ele, junto com a comissão técnica de Filipe Luís, avaliará se esses jogadores continuarão no clube e também tomará decisões sobre novos reforços para os próximos anos.

Além dos jogadores do time profissional, alguns jovens da base também estão com contratos prestes a vencer. O goleiro Lucas Furtado (19 anos), o lateral José Welinton (20 anos) e o volante João Victor (19 anos) têm seus vínculos expirando no final de 2025.

Fonte: S1Live