Apesar dos muitos desfalques que vem tendo desde o início da temporada, o Flamengo tem conseguido encontrar soluções "caseiras" dentro do seu elenco. No ataque, as ausências de Gabigol, convocado para a disputa da Copa América 2020, e Pedro, que recentemente defendeu a seleção olímpica e contraiu COVID-19, vêm sendo supridas por um jovem de 20 anos: Rodrigo Muniz.
Titular com o técnico Rogério Ceni nos últimos quatro jogos, o atacante vem dando conta do recado e, após um bom Campeonato Carioca no início do ano, começou jogando em duas das três partidas disputadas pelo Rubro-Negro até aqui no Brasileiro .
Nestes dois jogos, além de ter balançado as redes três vezes - duas delas na derrota deste sábado (19) para o RB Bragantino - o jovem atacante também conseguiu alcançar a vice-artilharia do time do Flamengo na temporada, ficando atrás apenas do camisa 9 Gabigol (15 gols em 15 jogos), que ainda não entrou em campo pelo Brasileirão.
Somando os gols no Carioca, Copa do Brasil e Brasileiro, Muniz já tem nove bolas nas redes em 19 partidas - sete delas como titular - e já alcançou Pedro na artilharia, do time com o mesmo número de tentos, mas o camisa 21 tem dois jogos a mais começando no onze inicial na temporada.
Para se ter noção, Muniz precisa de 101 minutos para balançar as redes com a camisa do Fla e tem média de 0,47 gols por jogo. Além disso, com três gols, ele já é o vice-artilheiro do Brasileirão, tanto no geral, como a serviço do clube carioca.
O jovem revelado na base tem apenas um gol a menos do que Gilberto, do Bahia , que é o artilheiro da competição no momento. Este dado inclusive faz Muniz superar Gabigol em um quesito.
Apesar de ter mais gols do que Muniz na temporada, o camisa 9 ainda não marcou gols nos Brasileirão e, neste sentido, a joia rubro-negra leva vantagem sobre o companheiro de posição, que tem média de um gol por partida, e precisará correr atrás se quiser alcançá-lo quando voltar da seleção brasileira.
Para além disso, desde que começou a ser titular no Flamengo pelo Brasileiro, Muniz tem números melhores que Gabigol e Pedro, quando os dois começaram a atuar pelo Rubro-Negro na competição, em 2019 e 2020, respectivamente.
Nos três primeiros jogos de cada um da dupla, Pedro não marcou nenhum gol, enquanto Gabi marcou um único gol.
Os números do atacante deixam Rogério Ceni tranquilo quanto aos desfalques e, mesmo sem as suas duas principais referências da posição, o treinador tem em Muniz uma boa solução para esta questão, que vem sendo a grande dor de cabeça do time na temporada.