Flamengo "sobrevive" à metade da janela da Copa América com danos leves; Pulgar pode voltar mais cedo

Poucos torcedores poderiam imaginar que o Flamengo estaria na liderança do Campeonato Brasileiro mesmo com o time esfacelado por desfalques em meio à Copa América. Claro que o Rubro-Negro contou também com tropeços de concorrentes diretos, como as derrotas do Palmeiras para o Fortaleza e do Botafogo para o Criciúma, que ainda arrancou um empate com o Bahia. Mas a equipe de Tite vem conseguindo fazer a sua parte, apesar da derrota para o Juventude na última quarta-feira.

Ao todo, são nove jogos do Brasileirão na janela da Copa América, que começou no dia 10 de junho com a liberação dos jogadores convocados, até 14 de julho. E o Flamengo , sem Arrascaeta, De la Cruz, Viña, Varela e Pulgar, além de outros desfalques por lesão, já "sobreviveu" à metade do período com danos leves.

Os comandados de Tite somaram 10 de 15 pontos disputados da janela até aqui. Venceram Grêmio, Bahia e Fluminense no Maracanã; empataram com o Athletico-PR na Ligga Arena e perderam do Juventude no Alfredo Jaconi na última quarta-feira, resultado que tirou a invencibilidade do time misto rubro-negro. O aproveitamento nos primeiros cinco jogos foi de 66,6% .

Restam mais quatro partidas até a final da Copa América, no dia 14 de julho. E três delas serão no Maracanã, onde o Flamengo venceu seis dos sete jogos até aqui no Brasileirão. O Rubro-Negro recebe o Cruzeiro no domingo, às 18h30 (de Brasília); depois visita o Atlético-MG no dia 3; volta a jogar em casa contra o Cuiabá no dia 6 e encerra a janela diante do Fortaleza, também no Maraca, no dia 10 ou 11 (a CBF ainda não desmembrou a 16ª rodada).

Tite e Arrascaeta em treino do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Apesar da pontuação ser boa até aqui, o Flamengo vem reclamando bastante com a CBF por se sentir o clube mais prejudicado durante a Copa América . Além de ter o maior número de convocados, o time é um dos que mais jogam com intervalos de três em três dias, ao lado de São Paulo e Palmeiras. O Rubro-Negro sofre com um desgaste maior dos jogadores e atribui a isso as lesões no elenco: Ayrton Lucas e Allan voltaram recentemente, e Cebolinha e Bruno Henrique estão no departamento médico.

Por causa dos desfalques, muitos torcedores do Flamengo estão "secando" as seleções do Uruguai e do Chile na Copa América. Se elas chegarem até a semifinal, os convocados rubro-negros só voltarão ao clube após a janela do torneio, porque a disputa do terceiro lugar será só um dia antes da final, em 14 de julho.

Gianluca Lapadula e Erick Pulgar em Peru x Chile — Foto: Jerome Miron/USA TODAY Sports

Com direito a "gol rubro-negro" (assistência de De la Cruz e finalização de Viña), o Uruguai estreou com vitória por 3 a 1 sobre o Panamá e lidera o Grupo C. A Celeste joga nesta quinta-feira contra a Bolívia e em caso de novo triunfo vai garantir a classificação antecipada para as quartas de final da Copa América.

Por outro lado, o Chile começou mal o torneio. Empatou em 0 a 0 com o Peru na estreia e perdeu para a Argentina por 1 a 0 na segunda rodada. Em terceiro lugar do Grupo A, La Roja vai enfrentar o Canadá no sábado e se não vencer estará eliminada. Neste cenário, Erick Pulgar voltará mais cedo ao Flamengo e poderia ser opção para o jogo contra o Atlético-MG.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte