Depois de ter dominado o Campeonato Brasileiro em 2019, o Flamengo tem tido dificuldade em repetir o controle da competição em 2020. E uma estatística ajuda a entender claramente este cenário.
Na edição passada, os rubro-negros só ficaram sem vencer um time na competição: o São Paulo , contra o qual registrou dois empates. Todos os demais clubes foram derrotados ao menos uma vez pelos cariocas.
Porém, na atual campanha, o Flamengo já sabe que não repetirá o feito, uma vez que há dois times que não foram vencidos por ele. Esta realidade, aliás, foi determinada depois de apenas duas rodadas do segundo turno.
Após ter começado o Brasileirão com derrota no Maracanã para o Atlético-MG , o time foi goleado pelos alvinegros na primeira rodada do segundo turno. Além disso, os cariocas empataram com o Atlético-GO no sábado , depois de terem levado 3 a 0 do adversário na segunda jornada da competição.
O Flamengo está atualmente há quatro rodadas sem vencer na Série A, tendo sofrido duas goleadas no período. Além disso, perdeu por 2 a 1 em casa para o São Paulo pela ida das quartas de final da Copa do Brasil .
Para efeito comparativo, o atual campeão nacional tinha 48 pontos e liderava com três de vantagem após 21 rodadas em 2019. Atualmente, são 36 pontos e o quarto lugar, podendo ser ultrapassado pelo Palmeiras (34), que tem um jogo a menos. O terceiro colocado São Paulo (36) e o líder Atlético-MG (38) ainda possuem três e uma partida a menos, respectivamente.
O Flamengo voltará a campo na quarta-feira, quando visitará o São Paulo pela Copa do Brasil, às 21h30 (de Brasília). Três dias depois, o time de Rogério Ceni receberá o Coritiba no Maracanã, às 19h, pelo Brasileirão.