Líder do Campeonato Brasileiro há seis rodadas, o Flamengo tem pela frente mais 18 jogos até o fim do torneio e só não é favorito em duas partidas, segundo o FiveThirtyEight , site de estatísticas e probabilidades parceiro da ESPN. Os rivais são Grêmio e Palmeiras .
De acordo com o site, o Grêmio tem 41% de probalidade de vencer o Flamengo, em 16 de novembro, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, contra 34% de chances rubro-negras. A previsão de um empate neste confronto é de apenas 25%.
Diante do Palmeiras, o FiveThirtyEight atriubiu 49% de chance de a vitória ser alviverde contra 25% do Flamengo, além de 26% de empate. Vale lembrar que o jogo será no Allianz Parque, em São Paulo, casa dos paulistas.
Os dois clubes protagonizam neste momento da temporada a rivalidade mais forte com o Flamengo. O Grêmio é o adversário dos flamenguistas na semifinal da Copa Libertadores, em duelos agendados para 2 e 23 de outubro. Rolou até provocação de Renato Gaúcho e desabafo do presidente gremista em relação ao duelo .
Já o Palmeiras é vice-líder do Brasileirão, com 42 pontos (três a menos do que o Flamengo). Nas últimas três edições do Nacional, os palmeirenses acumulam dois títulos (2016 e 2018) e um vice (2017). Ano passado a disputa foi diretamente com os rubro-negros, que ficaram com o vice-campeonato.
Tirando estes dois adversários, o Flamengo é favorito em todos os outros confrontos, segundo FiveThirtyEight . Impressiona a probalidade em jogos contra Internacional (79%), CSA (88%), Vasco (74%) e Avaí (84%), embora tenha outros mais equilibrados, como Santos (38% a 37%) e Athletico-PR (40% a 35%).
Nos clássicos do Rio, além da vantagem sobre o Vasco (74%), chama a atenção a força diante de Botafogo (54%) e Fluminense (77%).
O próximo compromisso do Flamengo pelo Nacional será nesta quarta-feira contra o Internacional, no Maracanã, às 21h30 (de Brasília).