Em um domingo que marcou as despedidas da dupla multicampeã Filipe Luís e Rodrigo Caio do Maracanã , o Flamengo fez o dever de casa e ainda segue com chances matemáticas - ainda que remotas - de levantar a taça do Brasileirão . O Rubro-Negro recebeu o Cuiabá pela penúltima rodada e venceu sem sustos por 2 a 1.

Com a vitória, os cariocas se recuperaram do tropeço por 3 a 0 para o Atlético-MG, também no Maracanã, na rodada passada , mas a missão de levantarem o título nacional ainda é bastante complicada.

Para isso acontecer, o Rubro-negro, que pode chegar no máximo aos 69 pontos, precisa vencer o São Paulo , no Morumbi, na última rodada, e ainda torcer por uma derrota do Palmeiras e um tropeço do Atlético-MG , que estão na frente da tabela neste momento, além de ter que tirar uma diferença considerável no saldo de gols.

Por outro lado, dependendo do resultado Grêmio diante do Vasco , os cariocas ainda terão uma rodada final decisiva para confirmarem a vaga direta na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores .

O Dourado, por sua vez, chegou ao terceiro jogo seguido sem vitória, mas não corre mais risco de rebaixamento. Porém, ainda tenta confirmar uma vaga na próxima edição da CONMEBOL Sul-Americana .

Apesar do caráter festivo da partida, por conta da tarde de despedidas no Maracanã, o Flamengo manteve o ritmo lá em cima desde os primeiros minutos. E o placar não demorou a ser aberto. Com 6 minutos, Luiz Araújo chegou por traz de Gerson dentro da área e bateu com muita categoria para fazer o 1 a 0.

Nos acréscimos, Pedro recebeu um cruzamento açucarado de Arrascaeta dentro da área e, de cabeça, ampliou e fez o 2 a 0.

Na volta do intervalo, o Dourado por pouco não teve a chance de diminuir. Isso porque o árbitro viu pênalti após Erick Pulgar derrubar Raniele dentro da área e marcou. O VAR, porém, recomendou a revisão no monitor e em seguida a penalidade foi anulada.

Aos 35 minutos, desta vez em lance envolvendo Clayson , a arbitragem assinalou novo pênalti para o Cuiabá, e desta vez confirmou. Na cobrança, o meia assumiu a responsabilidade e descontou.

Filipe Luís e Rodrigo Caio se despedem do Flamengo

Empilhando taças com o manto rubro-negro desde 2019, quando chegaram ao clube, o lateral-esquerdo e o zagueiro se despediram da Nação no Maracanã.

Enquanto Filipe vai pendurar as chuteiras aos 38 anos, Rodrigo não renovou o seu vínculo com o Flamengo e terá um novo destino em 2024.

Antes de a bola rolar no Maracanã, a dupla foi homenageada no gramado, com direito à presença de todas as taças conquistadas pelo Fla, além de um mosaico 3D personalizado para cada um .

Titular, Filipe Luís se emocionou bastante durante o hino e, ao lado dos filhos no gramado, não segurou as lágrimas com a despedida oficial antes de pendurar as chuteiras. Rodrigo Caio, por sua vez, começou no banco e entrou nos minutos finais.

Até mesmo Gabigol, que chegou ao Flamengo junto da dupla, se emocionou com as homenagens. Diego Ribas e Diego Alves, já aposentados, também prestigiaram os ex-companheiros e foram ao estádio.

Classificação no Brasileirão :

  • Flamengo: 3° colocado, com 66 pontos

  • Cuiabá: 12° colocado, com 48 pontos

Próximos jogos do Flamengo:

Próximos jogos do Cuiabá: