Flamengo reencontra Renato Gaúcho com problemas de desfalques similares aos que o treinador teve no clube

Clube brasileiro mais afetado com desfalques por convocações para a Copa América (Pulgar, pelo Chile, e Varela, Viña, De La Cruz e Arrascaeta, pelo Uruguai), o Flamengo entra em campo hoje, às 20h, pelo Campeonato Brasileiro, para enfrentar o Grêmio, no Maracanã — o tricolor gaúcho, por sua vez, não terá Soteldo, com a Venezuela, e Villasanti, convocado pelo Paraguai.

Com 14 pontos em sete jogos, o rubro negro busca a vitória para retomar a liderança da competição — o Botafogo assumiu a ponta ao vencer o Fluminense na noite de terça-feira.

Além do quinteto de selecionáveis, o time comandado por Tite também não poderá contar com o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, com lesão na coxa esquerda, e o volante Allan, com lesão na coxa direita.

Para suprir tantas ausências, o treinador precisará improvisar. E é provável que opte por uma escalação com quatro zagueiros de ofício. Fabrício Bruno e David Luiz devem formar a dupla de zaga. Léo Ortiz pode ganhar uma oportunidade no meio, como primeiro volante. Já Léo Pereira, canhoto, deve ser o escolhido para atuar na lateral-esquerda.

Como Tite não deseja mexer na estrutura ofensiva, mantendo Gerson, pela meia-direita, e planeja dar mais liberdade para Wesley na lateral-direita, Léo Pereira deverá ter função mais defensiva no esquema escolhido.

Por acaso do destino, no banco de reservas adversário estará um treinador que já esteve na pele de Tite e sabe bem o que o clube carioca passa com desfalques em decorrência de convocações. Renato Gaúcho foi um dos treinadores do Flamengo em 2021, ano em que o clube enfrentou dificuldades no Brasileiro por causa de ausências recorrentes de peças importantes.

Renato se saiu bem

Dificuldades, aliás, que resultaram na queda de Rogério Ceni, antecessor de Renato. Sem Gabigol, Everton Ribeiro, Isla e Arrascaeta, em razão da Copa América, o treinador deixou o Flamengo na 10ª colocação do Brasileirão, com 42,8% de aproveitamento.

Após assumir, Renato conseguiu engatar uma recuperação e levou o Flamengo à terceira colocação. Mas na Data Fifa de outubro, precisou lidar com a ausência do quarteto. E se saiu bem, com duas vitórias e um empate no período. Mesmo assim, o comandante reclamou da quantidade de desfalques por convocações e lesões em mais de uma oportunidade.

Em novembro do mesmo ano, em nova Data Fifa, Renato conseguiu um aproveitamento ainda melhor em meio aos desfalques, de 83,3%. Porém, se viu obrigado a disputar a final da Libertadores, contra o Palmeiras, com Arrascaeta jogando no sacrifício. O meia havia sofrido lesão muscular na coxa direita em partida do Uruguai contra a Colômbia.

O Flamengo conheceu ontem os dias e horários dos confrontos contra o Bolívar, pelas oitavas de final da Libertadores. O jogo de ida será no dia 15 de agosto, uma quinta-feira, no Maracanã, enquanto a partida de volta será uma semana depois, 22 de agosto, no estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz, na Bolívia.

Ambos os times já se encontraram na fase de grupos desta edição, com goleada rubro negra por 4 a 0 em casa, e derrota por 2 a 1 fora.

Fonte: Extra