Apesar de já ter deixado claro que aceitou a proposta do Flamengo , Rafinha ainda não foi contratado. Acertado com o departamento de futebol, ele aguarda o ‘aval’ de outra ala da diretoria para retornar ao Ninho do Urubu.
De acordo com o jornalista Jorge Nicola, eu seu blog no portal Yahoo !, o departamento financeiro rubro-negro não vê com bons olhos a volta do experiente jogador de 35 anos por conta do cenário que o clube carioca vive durante pandemia.
O Flamengo sofre com a arrecadação sem bilheteria, queda do sócio-torcedor e precisa vender atletas para poder cumprir a meta estipulada no orçamento (R$ 90 milhões em transferências).
Assim como Rafinha, Isla tem um alto salário para o padrão da posição no futebol brasileiro, fato que é argumentado por parte da direção contrária à contratação como fator que impossibilita a volta do antigo camisa 13.
O ESPN.com.br também apurou outros fatores que travam a negociação. Assim como na novela Diego Alves, o alto salário e a idade avançada pesam para uma ala da diretoria. Por outro lado, no mesmo cenário do goleiro, a liderança de Rafinha é muito destacada e sentida após a saída do lateral-direito para o Olympiacos , da Grécia, no meio de 2020.
No entanto, a ida do jogador para o futebol grego também causou um desgaste dentro do Ninho do Urubu. Apesar de ter uma relação ótima com o vice de futebol, Marcos Braz, e o diretor de futebol, Bruno Spindel, Rafinha não agradou outros cartolas pela saída repentina.
A decisão de deixar o clube dois jogos depois da estreia de Domènect Torrent, nome que elogiou bastante quando consultado pela direção sobre a contratação para a vaga de Jorge Jesus, foi criticada por parte da direção que atualmente trava o acerto. Rafinha era tido como peça fundamental na adaptação do treinador catalão, que durou 100 dias no cargo.
Além da relação com Braz e Spindel, Rafinha ganha pontos preciosos pelo respeito e admiração que tem com o grupo rubro-negro. Os jogadores querem a volta do lateral e já se manifestaram publicamente sobre o assunto, como o atacante Bruno Henrique após a conquista do Brasileirão .
A novela entra na fase final e deve ser sacramentada nos próximos dias. Acertado com o futebol, travado pelo financeiro, Rafinha aproveita férias e espera pela decisão da direção do Flamengo para saber se retorna ao clube ou não. O lateral deixou claro que a prioridade no futebol brasileiro é do time carioca. A decisão final será do presidente Rodolfo Landim.