Se o Flamengo vencer o River Plate na final da Copa Libertadores , Rafinha irá entrar para a seleta lista dos jogadores que venceram as duas maiores competições continentais de clubes do planeta.
O lateral-direito de 34 anos já faturou a Champions League pelo Bayern de Munique , em 2013. Na ocasião, ele entrou em duas partidas no torneio, mas foi reserva do capitão Phillip Lahm na final contra o Borussia Dortmund .
Apenas dez atletas - seis brasileiros - venceram os dois torneios. De todos eles, Neymar é o único a fazer gols nas duas decisões e sair vencedor (*).
O primeiro jogador a vencer as duas competições foi Juan Pablo Sorín, que estava inscrito Liga dos Campeões pela Juventus na temporada 1995/1996, mas foi no começo de 1996 para o River Plate, faturando a Libertadores no mesmo ano.
O último a conseguir o feito foi Danilo, que foi campeão da Libertadores com o Santos (2011) e bicampeão da Liga dos Campeões pelo Real Madrid (2016 e 2017);
No meio de 2019, Davinson Sánchez poderia ter entrado neste clube. Ele venceu a competição sul-americana pelo Atlético Nacional-COL (2016), mas acabou derrotado com o Tottenham na final do torneio europeu pelo Liverpool .
Com Rafinha, a equipe ficaria escalada com: Dida, Rafinha, Roque Júnior, Samuel, e Sorín; Danilo, Cafu e Solari; Ronaldinho, Neymar e Tevez.
Um treinador nunca faturou os dois torneios.
Veja todos os jogadores que já foram campeões da Libertadores e da Champions:
Juan Pablo Sorín:
River Plate (96) e Juventus (96)
Santiago Solari:
River Plate (96) e Real Madrid (2002)
Dida:
Cruzeiro
(97) e Milan (2003 e 2007)
Roque Júnior:
Palmeiras
(99) e Milan (2003)
Cafu:
São Paulo (92 e 93) e Milan (2007)
Carlos Tevez:
Boca Juniors (2003) e Manchester United (2008)
Walter Samuel
Boca Juniors (2000) e Inter de Milão (2010)
Ronaldinho Gaúcho:
Atlético-MG
(2013) e Barcelona (2006)
Neymar:
Santos (2011) e Barcelona (2015)
Danilo:
Santos
(2011) e Real Madrid (2016 e 2017)
(*) O argentino Hernán Crespo também marcou na final da Libertadores - vencida pelo River Plate em 96 - e na decisão da Champions League de 2005 com o Milan, mas a equipe rossonera foi derrotada nas penalidades pelo Liverpool.