O Flamengo promete ir à Justiça para não deixar Reinier ir ao Mundial sub-17 com a seleção brasileira, que será realizado no Brasil, em outubro. Ele pode desfalcar a equipe rubro-negra entre 26 de outubro e 17 de novembro, o que daria até dez rodadas do Campeonato Brasileiro .
"A gente perde o Gabriel, o Rodrigo Caio, e tem a situação do Reinier. As outras são datas Fifa [seleção principal], o que impossibilita de tomar uma atitude. Mas na que a gente entende que existe uma possibilidade de questionamento, o Flamengo fará. O clube não quer liberar o Reinier. Todos foram avisados, inclusive o atleta", disse Marcos Braz, vice-presidente de futebol do time rubro-negro.
“Nós vamos tratar dos direitos que interessam ao Flamengo. Caso a CBF não libere, nós entraremos na Justiça. Não vamos pedir o adiamento dos jogos porque tem pouca força jurídica e poderemos perder até 4 jogadores. A competição da CBF está sendo prejudicada por quem faz a gestão da competição. Nós lamentamos.”
O dirigente criticou também o treinador da seleção brasileira.
"A gente precisa se posicionar. A estranheza em relação ao Tite era o que ele pensava em um curto tempo do que pensou agora. Ele tinha uma posição muito firme, ele não fez o que ele falou. Precisamos colocar uma lupa nesse calendário. Qualquer elenco do mundo que perder quatro titulares, perde muito. O Flamengo e qualquer clube do mundo".
O Flamengo rejeitou uma oferta de 30 milhões de euros (R$ 137 milhões) do Everton para vender Reinier, segundo informações de Jorge Nicola, comentarista dos canais ESPN , em seu blog no “Yahoo”. O jovem de 17 anos só se transferiria em janeiro de 2020, quando completasse 18.
A equipe rubro-negra não quis nem abrir conversas com os ingleses, que foram avisados que Reinier só seria vendido pela multa contratual, 70 milhões de euros, ou R$ 320 milhões.
Na ocasião, Reinier não havia nem estreado no time principal, e o valor foi avaliado pelo time de Liverpool como irreal - hoje, o meio-campista soma três partidas e um gol pelo Flamengo.
Agora, o Flamengo trabalha nos bastidores, principalmente na figura do vice-presidente de futebol Marcos Braz, para renovar o mais rápido possível o contrato de Reinier. O vínculo atual termina em 31 de dezembro de 2020, o que permitiria a assinatura de um pré-contrato a partir de julho de 2020.
Pinturas da joia: veja golaços de Reinier, revelação do Flamengo, no sub-17, sub-20 e até no profissional: