Flamengo prepara corpo e cabeça de Marcelo Cirino para 2016

Marcelo Cirino terminou 2015 em baixa com a torcida e na lista de negociáveis do Flamengo. Mas nesta pré-temporada Muricy Ramalho mostrou o porquê do pedido de mantê-lo no elenco. Até a última quinta-feira ele foi visto correndo no gramado e às voltas com exercícios físicos. Mas dois dias antes de a delegação deixar Mangaratiba, em seu primeiro treino com bola, a estratégia da comissão técnica se justificou. O atacante foi o destaque do treino tático. e mostrou que será uma das primeiras escolhas do técnico para a equipe a ser formada para esta temporada.

Em outubro de 2015, Marcelo Cirino sofreu uma artroscopia por conta de lesão no joelho direito. Seu retorno ocorreu nas duas últimas partidas do Campeonato Brasileiro, mas naquela altura o atacante era uma incerteza para a temporada seguinte. Afastado com outros quatro jogadores por conta de episódio de indisciplina, o atacante teve questionado seu futuro no clube. Isso até a chegada de Muricy Ramalho, que fez questão de sua permanência.

Marcelo Cirino Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) Com moral com Muricy, Marcelo Cirino foi um dos destaques de treino tático (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)



A partir de então, Marcelo Cirino foi submetido a um minucioso trabalho de recuperação física. Na primeira semana o atacante passou à margem dos treinos táticos. Enquanto os companheiros treinavam com bola sob as ordens de Muricy Ramalho, ele era visto em atividades físicas à parte. Até mesmo ficou fora do jogo-treino contra o Tigres, na última quinta-feira.

- Juntamos todas avaliações feitas e buscamos desenvolver força e potência, principalmente da coxa afetada pela cirurgia (direita). Nada preocupante, mas fizemos trabalhos especiais. Por isso ele se desempenhou em campo um pouco depois em relação à maioria - explicou Daniel Gonçalves, coordenador científico do Flamengo.

Na manhã de sexta, porém, Marcelo Cirino foi a novidade de Muricy no treino tático. Atuando ao lado de Emerson Sheik e Guerrero no ataque, esbanjou boa forma e se destacou com cinco gols, substituindo Everton, que havia sido titular no jogo-treino da véspera. Neste sábado, voltou a atuar pelo time principal.

Marcelo Cirino Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) Fla deu atenção especial ao aspecto físico de Cirino no início da pré-temporada (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)



O trabalho feito em torno de Marcelo Cirino, entretanto, foi além do físico e técnico. O clube identificou a necessidade de desenvolver a recuperação emocional do atacante, combatendo o receio natural de um atleta que vem de uma cirurgia.

- É um jogador de grande potencial de ataque. O Flamengo também fez um trabalho psicológico para que ele readquirisse a confiança perdido por conta da lesão - ressaltou o preparador físico Carlito Macedo.

Se a primeira versão de Marcelo Cirino em 2016 causou boa a impressão, a comissão técnica do Flamengo tem certeza de que verá um jogador em forma ainda melhor a partir de agora.

- Assim como todos os outros, ele ainda tem muito a desenvolver na temporada. Sua principal característica é a velocidade, é o diferencial - destacou Daniel Gonçalves, ressaltando que a tendência é que o elenco alcance seu ápice físico entre meados de março e meados de abril.

O preparador Carlito Macedo mostrou-se confiante em ver Marcelo Cirino desenvolver novamente seu potencial.

- Ele está em constante processo de recuperação e progresso. Nosso trabalho é voltado para que ele seja o Marcelo Cirino que vimos em outras equipes e no seu início de Flamengo.


Fonte: Globo Esporte