A grave lesão do centroavante Pedro caiu como uma verdadeira bomba nos bastidores do Flamengo . Exames de imagem realizados pela CBF confirmaram o quadro de ruptura do ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo do atleta, que se lesionou durante treinamento da seleção brasileira .

Dada a gravidade do diagnóstico, o jogador só retornará aos gramados em 2025.

Sem poder contar com seu principal goleador na reta decisiva da temporada, o Flamengo terá a possibilidade de ser financeiramente indenizado por conta da lesão de Pedro ter acontecido durante um período de Data Fifa.

A possibilidade é prevista no Programa de Proteção de Clubes (ou The FIFA Club Protection Programme , em inglês).

As regras definidas no programa indicam que um clube pode receber até 7,5 milhões de euros (cerca de R$ 46,5 milhões ) por lesão de um atleta.

Esse valor máximo compreende é calculado diariamente “ pro rata ” considerando 20.548 mil euros (algo em torno de R$ 127.4 mil ) por até 365 dias , o prazo limite.

  • Na prática: se um atleta lesionado durante a Data Fifa passar até um ano (365 dias) sem poder atuar devido ao problema, o clube em questão receberá 7,5 milhões de euros.

O Programa de Proteção de Clubes define que a indenização é baseada apenas no salário fixo do jogador lesionado, e não cobre variáveis, bonificações por metas e outras premiações.

O programa da Fifa atende apenas atletas que fiquem mais de 28 dias lesionados , e passará a contar apenas após o 29º dia da lesão.

Se decidir levar a demanda à entidade pela indenização, o Flamengo terá um passo a passo a cumprir como o envio de relatórios e exames que detalham a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo de Pedro em um sistema que é chamado pela Fifa de QuestGates Essa burocracia deve acontecer em até 28 dias após a lesão.

Fora do restante da temporada, o atacante marcou 30 gols em 43 jogos disputados em 2024.

Próximos jogos do Flamengo