Após a vitória sobre o Botafogo, o Flamengo assumiu a liderança da Taça Guanabara e pode garantir matematicamente sua classificação para a semifinal do Campeonato Carioca já neste fim de semana, com uma rodada de antecedência.
O Rubro-Negro encara o Vasco neste sábado, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã, e tem diferentes possibilidades para carimbar a vaga. Confira os cenários:
Se vencer o clássico:
Chega a 20 pontos e assegura a classificação pelo menos na segunda colocação, podendo ser superado apenas pelo Volta Redonda.
Se empatar:
Vai a 18 pontos e precisa torcer para que três dos cinco times a seguir não vençam na rodada: Sampaio Corrêa e Nova Iguaçu (que chegariam a 16 pontos), além de Botafogo, Maricá e Madureira (que poderiam alcançar 15).
O Vasco também chegaria a 15 pontos, mas não teria mais chances de ultrapassar o Flamengo devido ao critério de número de vitórias.
Se perder:
Permaneceria com 17 pontos e dependeria de quatro desses cinco times não vencerem: Sampaio Corrêa e Nova Iguaçu (que podem ir a 16), além de Botafogo, Maricá e Madureira (que podem chegar a 15).
O Fluminense pode igualar os 17 pontos do Flamengo, mas não teria como superar o Rubro-Negro no número de vitórias.
Mesmo que vença o Vasco, o Flamengo ainda não pode ser campeão antecipado da Taça Guanabara de forma matemática. No entanto, o time pode se tornar virtual campeão caso vença o clássico e o Volta Redonda perca para o Sampaio Corrêa.
Nessa situação, o Voltaço ainda poderia alcançar os mesmos 20 pontos do Flamengo na última rodada, mas teria que tirar uma desvantagem de 12 gols no saldo, algo extremamente improvável.