Flamengo pode assumir liderança provisória do Brasileiro neste sábado

Na tentativa de torcer o nariz para a eliminação da Copa Sul-Americana, o rubro-negro já respira novos ares no Campeonato Brasileiro, no qual o time ainda pode tirar o cheiro de naftalina do último título, de 2009. Em busca do hepta na disputa com o líder Palmeiras, o Flamengo poderá passar o fim de semana na primeira colocação se vencer o São Paulo, sábado, às 16h, no Morumbi. O Palmeiras jogará apenas na segunda-feira, fora de casa, com o Santa Cruz.

Para ajudar o time a decolar, a torcida — que não estará no estádio devido a uma punição ao clube, que acaba hoje — mais uma vez, foi ao Aeroporto Santos Dumont incentivar os jogadores em um até logo. Na volta, espera encontrar o Flamengo na ponto mais alto da tabela da Série A.

— Acompanhamos as manifestações de carinho. É importante receber isso. Sentimos a eliminação, mas entendemos que a vida é assim. O dia amanhece de qualquer forma. Não vai ser uma eliminação da Sul-Americana que vai nos abater. Temos a chance de já recuperar. Pior é quando os jogos são muito distantes — disse o técnico Zé Ricardo.

Fazer a parte que cabe ao Flamengo, mesmo fora de casa, requer do time uma postura ofensiva diante de um oscilante São Paulo, que depois de vencer duas partidas seguidas, perdeu outras duas.

— Sempre buscamos o gol, mas gerar um comportamento que seja estabelecido não acontece da noite para o dia. Requer, às vezes, uma temporada. O Flamengo não tem que mudar a maneira de jogar (mesmo fora de casa) — explicou o técnico.

CUCA SE EXPLICA NO PALMEIRAS

Com a volta dos titulares, poupados na eliminação da Sul-Americana para o modesto Palestino, do Chile, e contra um rival enfraquecido, o Flamengo entra em campo como favorito. Mesmo assim, Zé Ricardo garante que o elenco está tranquilo em relação ao fato de que pode terminar a rodada líder, caso vença e o Palmeiras tropece.

— Eles estão muito mais tranquilos do que eu poderia pensar — declarou o treinador, que fora a volta de Rodinei ao time no lugar de Pará, suspenso, não fará mudanças no esquema:

— A maneira como a equipe joga já é conhecida. Não tem muita surpresa, não. A gente está há sete jogos sem saber o que é derrota no Brasileiro.

Já o Palmeiras está há dez jogos sem perder no Brasileiro e s egue vivo na Copa do Brasil. Mas nem parece. Ontem foi dia de conversa de 40 minutos do técnico Cuca com o elenco. Isso aconteceu após ele ter discutido com o atacante Rafael Marques. Cuca ainda precisou desmentir que tem um pré-contrato assinado com um time da China para a próxima temporada.

— Você acha que eu ia fazer uma sacanagem para prejudicar um trabalho? — disse Cuca.

FICHA DO JOGO

São Paulo: Denis, Bruno, Lugano (Maicon), Rodrigo Caio e Mena; Hudson, Thiago Mendes, Kelvin, Cueva e Carlinhos; Chavez.

Flamengo: Alex Muralha, Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Gabriel, Guerrero e Everton.

Juiz: Sandro Meira Ricci (SC-Fifa).

Local: Morumbi (SP).

Horário: 16h.

Transmissão: Premiere e Rádio Globo/ CBN.

Fonte: O Globo