O Flamengo segue se preparando para um possível retorno aos treinos na próxima semana. Após os testes da Covid-19 realizados na semana passada, o clube recebeu elogios da Ferj e planeja novos exames. A Federação de Futebol do Rio vê o rubro-negro como um "exemplo a ser seguido".

“O Flamengo fez o que todas as empresas deveriam fazer: testar os seus funcionários e promover as ações médicas para cada caso, o que foi feito dentro dos padrões técnicos. Tudo fruto da consciência, responsabilidade e observância do protocolo que o futebol do Rio de Janeiro desenvolveu com participação ativa dos médicos de todos os clubes. A meu ver um exemplo a ser seguido”, afirmou o presidente Rubens Lopes em nota.

Entre sexta-feria e sábado da semana passada, o Flamengo testou 293 pessoas entre funcionários, comissão técnica, atletas e familiares. Os exames foram positivos para a Covid-19 em 38 indivíduos, inclusive três atletas do elenco profissional. Todos os casos estão, até o momento, assintomáticos.

O clube se manifestou sobre o resultados em nota oficial: “Para os que testaram positivo, todos assintomáticos, as providências serão isolamento e quarentena, acompanhamento diário com questionários sobre sinais vitais e evolução, além de novas dosagens seriadas dos pacientes e contactantes até a resolução dos casos”.

Testes semanais

O clube já adquiriu mais kits de testes e planeja uma rotina semanal de avaliação. A segunda bateria está programada para a próxima segunda-feira.

Com relação ao retorno dos jogadores aos treinos físicos, o clube segue aguardando autorização das autoridades estaduais e municipais. O regime de isolamento social decretado pelo estado termina na segunda, 11 de maio. Já o da prefeitura do Rio, vai até o dia 15. Entretanto, é esperado que ambos sejam mais uma vez prorrogados.