Flamengo passa ileso por quatro primeiros grandes testes de 2025; veja quem foi bem e quem foi mal

publicidade

O clássico contra o Vasco, no sábado, foi o último dos quatro grandes testes do Flamengo neste início de 2025. Agora, o time rubro-negro espera o adversário que enfrentará na semifinal do Carioca, o próximo desafio do técnico Filipe Luís. Nos quatro primeiros, ele passou ileso.

Antes, o time enfrentará o Maricá, no sábado, às 16h30, no Maracanã. Se vencer, o Flamengo , já classificado para a semifinal, ficará com o título da Taça Guanabara.

O treinador escalou times diferentes nos quatro jogos contra os rivais e venceu três clássicos sendo melhor do que o adversário. O Fluminense, único time que derrotou Filipe Luís no comando do Flamengo , foi quem deu mais trabalho, e a partida terminou empatada sem gols. Veja abaixo quem se destacou, quem foi mal e quem pode ganhar espaço com base no desempenho nos grandes jogos.

Escalações do Flamengo nos quatro clássicos de 2025:

Quem se destacou

Esta é a atual grande dor de cabeça de Filipe Luís: como escalar a zaga do Flamengo ? Contratado nesta janela, Danilo tem recebido chances e aproveitado bem. Mas a dupla que vinha sendo titular também está em alta. Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo tiveram boas atuações nos clássicos e quase não deixaram os rivais ameaçarem a meta de Rossi. Ortiz ainda fez o gol da vitória sobre o Botafogo, pela sétima rodada do Carioca.

Qual a zaga ideal do Flamengo? Vote!

É o maior destaque do Flamengo neste início de temporada. Contra os rivais, apareceu na defesa e no apoio ao ataque. Jogador regular, com vigor físico e qualidade. Foi várias vezes elogiado por Filipe Luís. Foi o único jogador escalado como titular nos quatro clássicos.

Wesley em Flamengo x Vasco, pelo Carioca — Foto: Gilvan de Souza/CRF

Jogador muito regular, que tem se destacado defensivamente e ajuda na construção desde trás. Às vezes também se arrisca no ataque, como no clássico contra o Fluminense, em que criou a melhor chance de um Flamengo que teve dificuldades ofensivas. O clube tenta renovar o contrato do chileno, que é válido somente até o fim desta temporada.

Foi bem logo no primeiro grande teste, com boa participação na final da Supercopa do Brasil. O atacante agrada muito a Filipe Luís e tem evoluído. Contra o Vasco, ele sofreu o pênalti que resultou no primeiro gol do Flamengo no Maracanã.

Foi titular em um e entrou no decorrer de outros três clássicos. Marcou o último gol da vitória sobre o Botafogo no título da Supercopa. Tem sido utilizado como um trunfo por Filipe Luís no segundo tempo. Sempre entra muito bem, dando fôlego ofensivo para o time. Está pedindo passagem.

Luiz Araújo em Flamengo x Botafogo — Foto: André Durão

Atacante foi decisivo nos grandes jogos até aqui. Escalado mais centralizado, Bruno Henrique marcou dois gols na final da Supercopa e um no clássico contra o Vasco, no último sábado. Mostra a Filipe Luís que pode ser o homem-gol do Flamengo na ausência de Pedro, que está se recuperando de lesão.

De olho em uma vaga

O uruguaio está numa situação complicada: disputa vaga com Wesley, que começou 2025 voando. Mesmo assim, Varela deu um jeito de se destacar. O lateral-direito foi improvisado na lateral esquerda nos clássicos contra Botafogo e Vasco, pelo Carioca, e foi bem. O titular da posição, Alex Sandro, e o reserva Ayrton Lucas estão no departamento médico e sobrou para Varela fazer a função, dando conta do recado e abrindo caminho para mais chances com Filipe Luís.

Depois de um 2023 abaixo, o volante ensaiou melhora no início de 2024, mas não conseguiu ganhar a confiança do torcedor rubro-negro. Nos primeiros jogos de 2025, ele tem aproveitado as chances e parece ter conquistado o técnico Filipe Luís. Ele não foi utilizado na final da Supercopa, mas foi titular em um e entrou em outros dois clássicos do Carioca. Foi bem e, pelas atuações, merece passar à frente de Evertton Araújo na lista do treinador.

Allan em ação no Flamengo x Botafogo — Foto: Gilvan de Souza & Paula Reis / CRF

Ainda em processo de recondicionamento físico após lesão, o atacante tem revezado entre atuações boas e nem tão boas. Foi mal na chance como titular contra o Botafogo, no Carioca, mas entrou bem contra o Vasco e marcou um golaço no Maracanã. Em melhores condições físicas a tendência é que Cebolinha retome espaço no time principal.

Quem foi mal

O jogador de 21 anos tem ganhado espaço com Filipe Luís e foi titular em dois clássicos. Mas não apareceu muito. Contra o Fluminense, principalmente, deixou a desejar nos momentos em que o time precisava de um meio-campo mais participativo. Pode melhorar.

O centroavante, contratado para suprir a ausência de Gabigol, ainda não conseguiu se destacar a ponto de ganhar vaga no time principal. Passou batido nos grandes jogos. No único em que foi titular, contra o Botafogo, pelo Carioca, se machucou logo no início e, por isso, ficou fora do clássico seguinte, contra o Vasco. Não mostrou ainda o que fez o Flamengo buscá-lo no Azerbaijão.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte