Quase duas semanas depois da conquista da Copa do Brasil, o vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, se pronunciou pela primeira vez em relação à polêmica envolvendo Gabigol. O dirigente afirmou que afastou o atacante por dois jogos devido aos atos de indisciplina que presenciou no vestiário da Arena MRV.
— O que o Flamengo fez nada tem a ver com o que ele falou. Agora, vou deixar claro, o que foi dentro do vestiário ficará no vestiário, mas um ou dois fatos eu presenciei. Entendemos que precisaria ter um ajuste, e isso foi feito com o Gabriel saindo dos jogos contra Atlético-MG e Cuiabá. Ele voltará normalmente a partir do próximo jogo, contra o Fortaleza, e cumprirá seu contrato até o final como fez até agora com muita tranquilidade, e o Flamengo também — disse Marcos Braz ao site ge.
Logo após o apito final na Arena MRV, pela decisão da Copa do Brasil, Gabigol declarou, pela primeira vez, que não iria renovar com o Flamengo. Com críticas à diretoria, o atacante afirmou que os dirigentes do clube "apertaram a mão" no sentido de um acerto verbal por uma renovação contratual que acabou não se concretizando.
Contudo, a relação entre Marcos Braz e Gabriel, que antes parecia arranhada principalmente por conta das declarações do atacante, melhorou depois de um bate-papo entre eles. Agora, a intenção de ambas as partes, segundo o próprio dirigente, é encerrar o ciclo do jogador no clube da melhor maneira possível, até por respeito à torcida.
— Possivelmente, tem Flamengo x Vitória, tem Flamengo x Inter. Acho que essa festa deveria ser feita no Rio de Janeiro. É como o atleta quer, como a gente quer. E eu acho que é importante também a gente falar do saldo, do que foi a passagem do Gabriel aqui. O Gabriel foi importantíssimo, os títulos mais importantes ainda conquistados por ele, pelo elenco que lhe ajudou. E no final é isso que vai contar — afirmou Marcos Braz.
A despedida de Gabigol deve acontecer no dia 8 de dezembro, na última rodada do Campeonato Brasileiro, em um jogo contra o Vitória, no Maracanã. O atacante deixará o Flamengo como o maior vencedor da história do clube, com 13 títulos, ao lado de Zico, Júnior, Arrascaeta e Bruno Henrique.
O destino mais provável de Gabigol é o Cruzeiro. Apesar de nunca parecer caminhar a renovação, Marcos Braz afirmou que sempre tentou de tudo para ajustar um acordo entre o camisa 99 e o clube rubro-negro. Agora, com a saída do atacante encaminhada, o dirigente desejou boa sorte para o jogador na continuação de sua carreira.
— Até o dia das declarações. Sempre tentei ajustar isso, desde sempre. Eu sempre achei que o Gabriel... aí eu já vou reportar seis anos atrás. Quando cheguei, alguns pares meus, importantes players que estão aí até disputando a eleição, queriam o Pablo. Saiu isso na imprensa. Eu sempre quis o Gabigol, deu certo. O Gabriel deu certo, deu muito certo no Flamengo. É uma história de cinderela, de final feliz, essa que é a verdade. Não tenho o que lamentar, é vida que segue. Boa sorte para ele na continuação do Flamengo, na continuação da carreira e boa sorte para o Flamengo na continuação da sua história — completou.