Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2011, Rafinha despontou nos profissionais do Flamengo em 2013. Com grande atuação no clássico contra o Vasco , o qual o Rubro-Negro venceu por 4 a 2, o atacante caiu nas graças da Nação, chegou a ter multa de R$ 130 milhões e foi chamado de 'Neymar da Gávea'.

No entanto, depois do rápido e empolgante início, o jogador não se firmou. Rodou por por oito times. Em 2021, vestirá a sua nona camisa na carreira. O Joinville , de Santa Catarina, anunciou nesta terça-feira (29) a contratação do atacante.

Natural do Maranhão, Rafinha, ainda pequeno, se mudou para Brasília, onde entrou para o Centro de Futebol do Zico (CFZ). O atacante, declarado torcedor do Flamengo, chegou ao clube em 2010. No ano seguinte, foi campeão da Copinha ao lado de César, Adryan, Negueba e companhia.

Em 2013, ano em que despontou, foi campeão da Copa do Brasil . Ao todo, entrou em campo 43 vezes e marcou apenas três gols.

Depois de deixar o Flamengo, passou por Bahia , Atlético-GO , Daejeon Hana Citizen , da Coréia do Sul, Metropolitano , onde reencontrou Léo Moura, Thai Honda FC , da Tailândia, Avaí , Cafetaleros de Tapachula , do México, e São Bento .