Flamengo não passava quatro jogos sem vencer no Brasileirão desde queda de Domenec Torrent, em 2020

Sem vencer nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, o Flamengo chega a esta marca negativa pela primeira vez desde a queda de Domenec Torrent, em novembro de 2020. Naquela época, o rubro-negro empatou com o Internacional por 2 x 2, perdeu por 4 x 1 do São Paulo e 4 x 0 do Atlético Mineiro. A estes três jogos que derrubaram Dome, somou-se o empate por 1 x 1 contra o Atlético Goianiense, na primeira partida de Brasileirão com Rogério Ceni no comando.

A campanha de 2020 teve dez pontos perdidos nos primeiros cinco jogos, como em 2022. Só que venceu no sexto jogo e terminou campeão, apesar da instabilidade. Desta vez, dos primeiros 18 pontos, o rubro-negro perdeu doze. Nenhum campeão brasileiro dos pontos corridos perdeu tantos pontos no início da campanha e conseguiu recuperar-se em tempo de conquistar o título.

Na partida do Castelão, o Flamengo foi muito melhor no primeiro tempo. Fazia a bola circular pelo campo de ataque, atacava o lado direito da defesa do Ceará com Bruno Henrique e De Arrascaeta, fez dois gols com William Arão em escanteio e falta cobrados pelo meia uruguaio.

O Ceará tinha enorme dificuldade para recuperar a bola, até que Dorival Júnior modificou o setor e trocou Lucas Ribeiro e Geovane por Richardson e Victor Luís. Também colocou Nino Paraíba para atacar o lado esquerdo da defesa rubro-negro. As alterações melhoraram muito o desempenho cearense e houve quatro finalizações nos últimos trinta minutos.

Sem conseguiu trocar passes como antes, o Flamengo sucumbiu à pressão em cobrança de falta de Nino Paraíba, falha de Hugo. O empate foi justo. A classificação rubro-negra surpreende e assusta.

Fonte: Globo Esporte
)