Flamengo não conta com atletas que testaram positivo para jogo com o Santos

Em função do protocolo da CBF para os casos de Covid-19, o Flamengo não contará para o jogos contra o Santos com os sete atletas que testaram positivo na segunda-feira: Diego Alves, Willian Arão, Kauã, Matheus Cunha, Daniel Cabral, Matheus França e Fabrício Bruno. Estes dois últimos testaram negativo, mas ainda não dentro da janela que prevê a liberação.

O clube não conseguiria tê-los aptos para figurar na súmula da partida, uma vez que o guia médico da CBF já informou que só aceita recursos se o atleta estiver assintomático há 24 horas e apresentar teste negativo com atestado médico no sétimo dia. Como os jogadores apresentaram teste negativo na segunda-feira, o sétimo dia seria no domingo, um dia depois do jogo com o Santos.

Mesmo que os sete jogadores apresentem teste negativo no dia do jogo e estejam sem sintomas, a utilização deles infringiria o Regulamento Geral de Competições. Até o momento, já estão negativados e sem sintomas Matheus França e Fabrício Bruno. Diego Alves, Willian Arão, Kauã, Matheus Cunha e Daniel Cabral ainda não. Ainda estão fora João Gomes, suspenso, e Rodrigo Caio, em tratamento de dores no joelho esquerdo. Com isso, o técnico Dorival Jr terá como volantes apenas Thiago Maia e Diego, já que Andreas foi embora após encerramento do empréstimo.

"O período obrigatório de isolamento respiratório nos indivíduos com teste positivo para o diagnóstico de Covid-19 é de 10 dias a contar da data da coleta (D1). O departamento médico terá a prerrogativa, às expensas do clube, de realizar o teste pesquisa de antígenos ou teste RT-PCR a partir do sétimo dia (D7), se o indivíduo estiver sem sintomas respiratórios, afebril e sem uso de medicamentos nas últimas 24 horas", informa o guia médico da CBF publicado nesta quinta-feira.

A diretriz é clara. Se o teste positivo ocorreu na segunda-feira, o isolamento previsto inicialmente iria até a próxima quarta-feira, dia do jogo de volta contra o Tolima. Portanto, os atletas estão liberados. Há possibilidade de liberação também se nas condições citadas acima os exames forem negativos no sétimo dia, o próximo domingo. Os clubes tem a obrigação de fazer todas as notificações à CBF.

A nova diretriz vale a partir dos jogos desta sexta-feira e é aplicável às partidas a partir de então, e flexibiliza um pouco mais em relação ao guia anterior. Todos os interessados, entre clubes, Federações e médicos já foram informados.

O Palmeiras insistiu para utilizar o técnico Abel Ferreira em condições muito parecidas e teve o pedido de liberação negado pela entidade na semana passada, para o jogo contra o São Paulo na Copa do Brasil. O clube alegou que, mesmo guia, havia trecho que desobrigava atletas e comissão técnica a realizarem o teste PCR antes dos jogos em pessoas assintomáticas. Ainda assim, qualquer recurso só é aceito, segundo o guia médico, a partir também do sétimo dia.

"O clube poderá enviar recurso aos e-mails específicos para cada série ou divisão com os resultados dos testes e atestado médico individual. Para a liberação do atleta, é obrigatório o envio do inquérito epidemiológico e do teste diagnóstico negativo a partir do sétimo dia (D7). Em caso de deferimento do recurso, a liberação ocorrerá na data da coleta do exame negativo (D7)".

Fonte: Extra