Flamengo na Copinha: veja jogos, onde assistir e jogadores para ficar de olho

O elenco principal do Flamengo se apresenta só na próxima segunda-feira, mas a temporada 2024 do clube começa já nesta sexta com a estreia do time sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Tetracampeão da Copinha, maior torneio de base do Brasil (1990, 2011, 2016 e 2018), o Rubro-Negro enfrenta o São José-RS às 17h30 (de Brasília), no estádio José Liberatti, em Osasco.

São 32 grupos no torneio, e o Flamengo está na Chave 19 ao lado de São José-RS, Audax-SP e São Bento. Os times se enfrentam em turno único na primeira fase, e os dois melhores avançam para a etapa mata-mata, sempre em partida única, até a grande final. No ano passado, o Rubro-Negro foi eliminado precocemente na segunda fase da Copinha após derrota por 2 a 1 para o Avaí.

Calendário do Flamengo :

  • 05/01 (sexta) - Flamengo x São José-RS - 17h30 (transmissão: Cazé TV)
  • 08/01 (segunda) - São Bento x Flamengo - 20h30 (transmissão: Sportv)
  • 11/01 (quinta) - Audax-SP x Flamengo - 17h30 (transmissão: Cazé TV)

O comandante

Mário Jorge será novamente o técnico do Flamengo na Copinha. O treinador, de 45 anos, passou por todas as categorias na base rubro-negra desde o sub-13 e ganhou vários títulos, entre eles três Cariocas (sub-13, sub-14 e sub-15), uma Copa do Brasil (sub-17) e quatro Brasileiros (sub-14, sub-15, sub-17 e sub-20). No ano passado, comandou o time campeão nacional sub-20 sobre o Palmeiras.

Mário Jorge, técnico interino do Flamengo contra o Bahia — Foto: Divulgação / Flamengo

Mário Jorge também carrega na bagagem a experiência de comandar o time profissional do Flamengo em seis jogos como interino, todos na temporada passada. À frente da equipe principal, somou três vitórias (sobre Audax-RJ, Coritiba e Bahia), dois empates (Bangu e Corinthians) e só uma derrota (Maringá-PR).

O elenco

  • Goleiros: Dyogo Alves, Caio Barone, João Vitor Cangane e Lucas Furtado
  • Zagueiros: Diegão, Darlan, Carbone, Iago e João Victor Cunha
  • Laterais-direitos: Daniel Sales, Lucyan e Felipe Brian
  • Laterais-esquerdos: Zé Welinton e Germano
  • Volantes: Rayan Lucas, Jean Carlos, Caio Garcia, Daniel Rogério e João Victor Alves
  • Meias: Lorran
  • Atacantes: Werton, Petterson, Felipe Teresa, Felipe Lima, Pedro Estevam, Menegatti, Wallace Yan, Weliton, João Victor Silva e Rodriguinho

Fique de olho

  • Dyogo Alves (Goleiro - 19 anos)
    Um dos heróis do título brasileiro, o goleiro se destaca muito pela parte mental, não costuma sentir o peso dos jogos. Apesar da altura de 1,88m, tem reflexos rápidos e bom jogo com os pés. Além disso, tem fama de pegador de pênaltis. Após a Copinha, deve ser o terceiro goleiro do elenco profissional.

Dyogo Alves teve boa atuação contra o Palmeiras na final do sub-20 — Foto: Paula Reis/Flamengo

  • Diegão (Zagueiro - 20 anos)
    É o mais experiente do time rubro-negro na Copinha, apesar de disputar o torneio pela primeira vez (ano passado estava lesionado durante a competição). É o capitão da equipe e se destaca pela liderança, qualidade de passe, lançamentos e impulsão. Já foi também cobrador oficial de pênaltis e já estreou ano passado pelo profissional.

Diegão comemora um gol pelo Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo

  • Zé Welinton (Lateral-esquerdo - 19 anos)
    O lateral-esquerdo tem boa qualidade técnica e se destaca por ser muito ofensivo. É visto como um "ala construtor", que também sabe atacar os espaço pelo meio do campo. É ainda o homem das bolas paradas do time e já fez alguns gols de falta na base.

Zé Welinton em treino no Flamengo — Foto: Divulgação

  • Rayan Lucas (Volante - 19 anos)
    O volante tem como ponto forte o poder de marcação, a qualidade nas saídas de bola e chutes de fora da área. Ele se destacou pelo time B na Copinha no ano passado (o time A voltou ao Rio para jogar o Carioca) e no segundo semestre chamou a atenção de Tite, que passou a relacioná-lo para o banco nos jogos do profissional. Vem sendo muito elogiado internamente.

Rayan Lucas em treino do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

  • Lorran (Meia - 17 anos)
    É a maior joia recente do Flamengo e o mais novo do elenco, mas já disputou a Copinha no ano passado e fez dois gols. Apesar da pouca idade, tem um porte físico avantajado e por isso sempre jogou em categorias acima. Tem como ponto forte a força, velocidade e drible no mano a mano. Canhoto, também aprimorou as finalizações com a perna direita e já estreou e estufou as redes no time profissional na temporada passada.

Lorran comemora gol do Flamengo — Foto: Paula Reis / Flamengo

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte