Flamengo mantém Brasileirão como prioridade, mas não deixará Libertadores de lado

A eliminação do Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil foi precoce, mas não surpreendeu. As escolhas do técnico Filipe Luís nos dois jogos contra o Atlético-MG indicaram que a competição não seria mesmo priorizada pelo clube na temporada. Agora, o time terá mais tempo para focar nas outras competições.

Isso não quer dizer que o Flamengo não competiu contra o Atlético. O time foi superior na Arena MRV e saiu vitorioso por 1 a 0. Ficou muito perto da classificação, mas perdeu nos pênaltis.

Apesar de não dizer publicamente que a Copa do Brasil não era sua prioridade, Filipe poupou jogadores titulares nos dois jogos contra o Atlético. Para a diretoria,a queda não atrapalha o planejamento. A competição tinha grau 3 de prioridade na lista do Flamengo.

Tanto o treinador quanto a direção querem voltar a conquistar o Campeonato Brasileiro em 2025, taça que o clube levantou pela última vez em 2020. Por isso, o presidente Bap condicionou as premiações aos jogadores à conquista do título nacional - é este título que renderá mais bônus aos atletas .

Diretoria definiu Brasileirão como prioridade do Flamengo na temporada — Foto: Marcelo Cortes / CRF

O pensamento europeu do diretor de futebol José Boto vai ao encontro do desejo do presidente. O português vê o campeonato nacional mais importante do que as copas e disse, no início do ano, que, se o Flamengo tivesse que priorizar algum torneio, seria o Brasileiro.

E chegou o momento em que o clube precisou escolher. Com a sequência intensa de jogos, Filipe Luís recebeu do departamento médico indicações para poupar jogadores que apresentaram alto nível de desgaste. Luiz Araújo e Bruno Henrique não ficaram à disposição contra o Atlético. Arrascaeta ficou fora do primeiro jogo e começou a partida de volta no banco de reservas. Se precisar esticar a corda para ter um atleta mais cansado em campo, isso acontecerá no Brasileiro.

O Flamengo , no entanto, não pretende dar o mesmo tratamento da Copa do Brasil à Libertadores. O técnico até chegou a poupar atletas na primeira fase da competição continental, mas enfrentou problemas e só conseguiu a classificação para as oitavas na última rodada. O pensamento da diretoria, que tinha a Liberta como prioridade 2, mudou.

O desempenho ruim na primeira fase da Libertadores e o discurso sobre prioridades não pegaram bem entre os torcedores. O alto investimento no elenco, com R$ 168 milhões gastos no primeiro semestre , não justificaria deixar o torneio continental em segundo plano.

Filipe Luís em treino do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Sem a Copa do Brasil, Filipe Luís terá datas livres para focar na preparação do time e descansar os jogadores. O técnico precisará de tempo para adaptação dos quatro reforços recém-contratados e também para recuperação de peças importantes, que estão no departamento médico, como são os casos do zagueiro Danilo e dos volantes Pulgar e De la Cruz.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade