Flamengo lidera e Vasco é o que mais cresce em índice de popularidade nas redes sociais

O Flamengo lidera o Índice de Popularidade Digital (IPD) dos clubes que disputam o Brasileirão com dados até o fim de agosto de 2020. A relação, feita pela Quaest, empresa de pesquisas e análises de dados, considera três redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e utiliza cinco dimensões de mensuração.

O Vasco, em boa fase no Campeonato Brasileiro, é o time que mais cresceu desde janeiro.

Índice de Popularidade Digital (IPD) — Foto: Quaest
1 de 6 Índice de Popularidade Digital (IPD) — Foto: Quaest

Índice de Popularidade Digital (IPD) — Foto: Quaest

Índice de Popularidade Digital (IPD) — Foto: Quaest
2 de 6 Índice de Popularidade Digital (IPD) — Foto: Quaest

Índice de Popularidade Digital (IPD) — Foto: Quaest

Evolução dos cinco primeiros desde janeiro:

Evolução do IPD dos cinco primeiros desde janeiro — Foto: Quaest
3 de 6 Evolução do IPD dos cinco primeiros desde janeiro — Foto: Quaest

Evolução do IPD dos cinco primeiros desde janeiro — Foto: Quaest

Dimensões utilizadas:

Presença digital - Se o clube possui conta nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Fama - Quantidade de seguidores e curtidas.
Engajamento - Quantidade de interações e envolvimento dos internautas.
Mobilização - Quantidade de compartilhamentos.
Valência - Índice de reação positiva (soma do n° de reações "Curtir" + "Amei" em cada post do facebook dividido pela soma de reações "Triste" + "Grr").

Times do RJ desde janeiro:

IPD dos times do RJ desde janeiro — Foto: Quaest
4 de 6 IPD dos times do RJ desde janeiro — Foto: Quaest

IPD dos times do RJ desde janeiro — Foto: Quaest

Times de SP desde janeiro:

IPD dos times de SP desde janeiro — Foto: Quaest
5 de 6 IPD dos times de SP desde janeiro — Foto: Quaest

IPD dos times de SP desde janeiro — Foto: Quaest

Times do RS desde janeiro:

IPD dos times do RS desde janeiro — Foto: Quaest
6 de 6 IPD dos times do RS desde janeiro — Foto: Quaest

IPD dos times do RS desde janeiro — Foto: Quaest

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade