Flamengo leva vantagem nos duelos de mata-mata contra o Corinthians

Corinthians e Flamengo voltam a se enfrentar num duelo mata-mata pela oitava vez, nesta terça (2), pelas quartas de final da Copa Libertadores . A partida será realizada na Neo Química Arena, em São Paulo, e a volta acontecerá na próxima (9), no Maracanã.

Nos duelos anteriores, o rubro-negro levou a melhor em quatro deles, contra três do Corinthians. Na Libertadores, no único duelo de mata-matas entre eles, deu Flamengo. Em 2010, nas oitavas de final, o Flamengo venceu o jogo de ida por 1 x 0, com um gol de Adriano, de pênalti, aos 21 minutos do segundo tempo.

Na volta, o Corinthians saiu na frente com um gol contra da David Braz, aos 24 minutos, e fez 2 x 0, com Ronaldo, aos 39 minutos. Mas no início da segunda etapa, aos 4 minutos, Vágner Love diminuiu e garantiu a classificação, numa noite de grande atuação do volante Kleberson.

Na história do confronto, além da Libertadores 2010, o Flamengo levou a melhor nas quartas de final da Copa do Brasil de 1989, nas quartas do Rio-São Paulo de 1997 e nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2019. Já o Corinthians eliminou o Flamengo nas quartas do Brasileirão de 1984, na semifinal da Copa do Brasil de 2018 e foi campeão em cima do Fla da Supercopa do Brasil de 1991. Relembro os outros duelos:

1984 - Corinthians (quartas de final do Campeonato Brasileiro)
No jogo de ida, no Maracanã, o Flamengo, que buscava o tri consecutivo do Brasileirão, venceu por 2 x 0, com gols de Bebeto e Elder. Na volta, porém, o Corinthians de Sócrates, Casagrande, Biro-Biro, Zenon, Carlos, Edson, atropelou o Fla e garantiu a classificação para a semifinal com a goleada de 4 x 1.

1989 - Flamengo (quartas de final da Copa do Brasil)
No jogo de ida, o Flamengo, numa das últimas aparições do Galinho Zico, ganhou por 2 x 0, no Maracanã, com gols de Zinho e Nando. Na volta, no Pacaembu, os dois times fizeram um jogaço. O Corinthians fez 1 x 0, aos 20 minutos, com um gol olímpico de Neto. Aos 37, Zico empatou. No segundo tempo, o Corinthians fez 2 x 1 com Giba aos 24, 3 x 1 com Eduardo aos 27 e conseguiu o 4º gol, que seria da classificação, com Neto, aos 39 minutos, colocando o Pacaembu abaixo. Mas três minutos depois, aos 42, Júnior diminuiu e calou o estádio.

1991 - Corinthians (final da Supercopa do Brasil)
Bem diferente da Supercopa do Brasil dos últimos anos, que recebeu grande público, a final de 1991 recebeu apenas 2.706 pagantes no Morumbi para ver o Corinthians ser campeão com um gol de Neto aos 25 minutos do 2º tempo.

1997 - Flamengo (quartas de final do Rio-São Paulo)
Depois de abrir 3 x 0 no jogo de ida, com dois gols de Romário e um de Sávio, o Flamengo garantiu a vaga para a semifinal mesmo perdendo o jogo de volta por 2 x 0, com gols de Túlio (aos 30 do 2º) e Mirandinha (aos 44 do 2º).

2018 - Corinthians (semifinal da Copa do Brasil)
Mal no Brasileirão, o Corinthians, do técnico Jair Ventura, pegou o Flamengo, de Maurício Barbieri, que disputava a liderança do Brasileirão com o Palmeiras e vinha como favorito. No jogo de ida, no Maracanã, porém, o Corinthians armou uma retranca e segurou o 0 x 0. Na volta, na Neo Química Arena, o Corinthians saiu na frente, com Danilo Avelar (14), mas sofreu o empate logo depois, aos 18, com um gol contra do zagueiro Henrique. No segundo tempo, porém, Pedrinho (hoje no Atlético-MG), acertou um belo chute de fora da área e deu a vitória inesperada ao Corinthians.

2019 - Flamengo (oitavas de final da Copa do Brasil)
No último duelo de mata-mata entre as duas equipes, o Flamengo, de Abel Braga, passou pelo Corinthians de Fábio Carille, com duas vitórias por 1 x 0. A primeira em Itaquera, com gol de Willian Arão aos 34 minutos do segundo tempo. A segunda, no Maracanã, com um gol de Rodrigo Caio aos 41 minutos do segundo tempo.

Na história do clássico, Corinthians e Flamengo já se enfrentaram 144 vezes, com 59 vitórias do Flamengo, 31 empates e 54 vitórias do Corinthians. Recentemente, o Fla levou a melhor no duelo, chegando a ficar 9 jogos sem derrota entre 2018 e 2021, aplicando ainda a maior derrota do Corinthians em seu novo estádio em 2020 (5 x 1). Mas o Corinthians, de Vítor Pereira, encerrou o jejum no Brasileirão de 2022, com uma vitória por 1 x 0, com gol contra de Rodinei.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

Imagem: Wagner Meier/Folhapress

Fonte: Uol