Flamengo lança nova TV oficial no YouTube e aposta em transmissões internacionais

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Um dia após conquistar o título do Campeonato Carioca, o Flamengo anunciou uma reformulação em seu canal oficial no YouTube, com o objetivo de ampliar suas receitas. Durante um evento realizado na manhã desta segunda-feira, na Gávea, a diretoria rubro-negra apresentou as mudanças na identidade visual e na nomenclatura da plataforma: a antiga "Fla TV" agora passa a se chamar "Flamengo TV".

A grande novidade do projeto será a transmissão de jogos do clube com imagens para outros países, mediante um sistema de assinatura, que poderá ser adquirido por torneio ou por partida avulsa. Com a ausência do presidente Bap, que estava no Paraguai para o sorteio da Libertadores, a diretora de comunicação, Flávia da Justa, foi a responsável por conduzir o lançamento.

A ideia do Flamengo é exibir, de forma independente, suas partidas como mandante no Campeonato Brasileiro para o exterior, sem firmar parceria com os grupos Libra e Liga Forte Futebol (LFU), que negociam os direitos internacionais em conjunto.

O tema gera debates nos bastidores, já que Bap também defende a revisão dos acordos comerciais no futebol brasileiro. A CBF pretende ter participação nos contratos dos clubes, o que é um ponto de discordância entre as partes. Na última semana, o mandatário rubro-negro reforçou sua posição sobre o assunto.

— Isso vai ser discutido entre os clubes, mas para mim isso é absolutamente cristalino. A lei é clara, o direito é dos clubes. O Flamengo se manifestou a respeito disso diretamente à CBF, dizendo na ocasião: "Olha, inclusive nós já vendemos esses direitos e nosso entendimento legal é que não cabe à CBF por nenhuma razão. Porque organiza o campeonato e "ah, tenho direito de ter algum dinheiro extra". Do ponto de vista do Flamengo, isso não faz sentido. Mas isso vai ser aprofundado na discussão da CNC, em que pese a maioria dos grandes clubes pensarem exatamente igual ao Flamengo, mas vai ser debatido. Naming rights, por exemplo, é só um subproduto disso, mas é o mesmo conceito. A diferença é que no caso de propriedade com placas, o Flamengo vendeu e outros clubes venderam. No caso do naming rights do campeonato, a CBF vendeu. Ela arrecadou o dinheiro e no outro caso os clubes venderam.

Ainda não foram definidos os valores das assinaturas, mas a meta da diretoria é expandir o canal, que atualmente conta com 7 milhões de inscritos, para 10 milhões, tornando-se uma importante fonte de receita para o clube.

Anteriormente operada por terceiros, a "Fla TV" agora foi incorporada ao próprio Flamengo, que contará com uma equipe de cerca de 100 profissionais, incluindo funcionários e parceiros. Além disso, o clube construirá um novo estúdio na sede da Gávea, somando-se aos já existentes no Ninho do Urubu e no Maracanã.

A grade de programação também foi ampliada, com novos conteúdos, como um telejornal semanal ("Nação News"), um programa sobre os bastidores do CT ("Por Dentro do Ninho"), um podcast ("Mengo Cast") e um quadro humorístico recheado de memes ("Memengo").

Fonte: S1Live