O Flamengo está a 90 (ou 120) minutos de chegar ao topo do mundo.

É claro que, para isso acontecer, é preciso derrotar o vencedor de Liverpool (ING) x Monterrey (MEX), que se enfrentam nesta quarta-feira, às 14h30 (horário de Brasília).

O jogo de sábado, a grande final do Mundial, terá um peso especial para Jorge Jesus, treinador rubro-negro. Além de marcar o terceiro título levantado por ele em seus seis meses de Flamengo, será uma conquista inédita para seu país.

Desde que o Mundial de Clubes da Fifa aderiu o seu atual formado, em 2005, nunca um treinador português conquistou o mundo.

Em 2010, José Mourinho venceu a Champions League pela Inter de Milão , que veio a conquistar o Mundial na final contra o Mazembe (RDC). Entretanto, logo após dominar a Europa, Mou foi contratado pelo Real Madrid , e viu seu ex-time levar o troféu de campeão do mundo sob o comando de Rafael Benítez.

No último ano antes da mudança, em 2004, o próprio Mourinho foi campeão europeu com o Porto, mas também não comandou o time na Copa Intercontinental. Ele assumiu a Inter de Milão, e os portugueses bateram o Once Caldas nos pênaltis com o espanhol Victor Fernandez no comando.

Em outra conquista portuguesa da taça da Copa Intercontinental, em 1987, quando o Porto superou o Peñarol por 2 a 1, o iugoslavo Tomislav Ivić era o treinador.