Treinador do Flamengo , Jorge Jesus é conhecido pela sinceridade e o modo peculiar ao tratar os jogadores. Quem não está acostumado com o jeito do português pode ter um choque em um primeiro momento.

Foi o que aconteceu com o atacante Márcio Mossoró, que trabalhou com o Mister na temporada 2008/2009 no Braga, de Portugal.

“Quando os jogos eram de noite, o Jesus gostava de treinar sempre pela manhã cedo a bola parada e algumas situações de jogos. Nós tínhamos o Renteria, campeão da Libertadores comigo no Inter, que um dia estava com uma disposição grande. Ele fazia cada golaço e driblava”, contou Mossoró ao ESPN.com.br.

“Daí, o Jesus brincava na frente de todo mundo: ‘Sem pressão, sem ninguém é fácil. Quando te boto à noite no jogo você não joga nada’. Ele falava que o Renteria era o jogador dos gols difíceis. Ele fazia tudo certo e na hora de finalizar ele não fazia os gols”, recordou o brasileiro.

Apesar das brincadeiras pesadas, os jogadores caíam na risada.

“Ele sempre tinha umas piadinhas assim. Era um cara espetacular que sabia brincar e tirar o melhor dos jogadores. Quando um jogador dava um chutão no campo, ele falava: ‘Ô garoto, você já saiu do time pequeno. Agora é time grande. Se der outro chutão vai sair do treino. Faça o que eu mando que as coisas vão dar certo’”, recordou.

A história de Mossoró em Portugal começou na temporada 2007/2008, quando ele foi emprestado pelo Internacional ao Marítimo, que era comandado por Sebastião Lazaroni.

Após término do contrato com a equipe da Ilha da Madeira, o brasileiro estava em um supermercado quando foi surpreendido por um telefona de Portugal.

“O Jesus me disse que ia para o Braga e iria me comprar em definitivo. Ia montar um time para brigar de igual para igual com os grandes de Portugal. Eu disse que aceitava”, explicou.

“O Mister vinha do Belenenses, que era uma equipe pequena, e fiquei muito surpreso quando ele se apresentou para mim. Eu tinha jogado contra ele e feito um gol. Eu atendi porque tinham boatos que o Braga me queria. Se ele me ligasse hoje eu acharia que era uma pegadinha”.

Depois de uma longa negociação, o Braga, que não vivia um momento financeiro muito bom, comprou Mossoró por cerca de 700 mil euros.

O atacante permaneceu no clube português por cinco temporadas e virou um grande ídolo da torcida. Foi campeão da Taça da Liga (2013), vice do Português e da Liga Europa, além de ter jogado a Champions League. Depois, ele passou por Al-Ahli Jeddah, Basaksehir e Goztepe.

Em 2009, Jesus foi para o Benfica, no qual fez grande sucesso. Depois, passou por Al Hilal e Sporting antes de chegar ao Brasil.

Flamengo atual

O sucesso de Jesus no comando do Flamengo não é nenhuma surpresa para Mossoró, que vê o treinador como a cereja do bolo rubro-negro.

“O Bruno Henrique jogava como um ponta esquerda, mas hoje virou um segundo atacante espetacular. O Gabigol é um artilheiro que também cai pelos lados. O Jesus consegue juntar todos os caras técnicos no time”, elogiou.

“Você acha que o time dele é muito ofensivo, mas o time joga muito compacto e todos defendem. Isso faz a diferença”, disse o jogador, que ainda mantém contato com alguns membros da comissão técnica de Jesus.