O Flamengo entrará em campo contra o Athletico-PR no próximo domingo, às 20h (de Brasília), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, com uma camisa especial em campanha de prevenção à violência contra a mulher. A patrocinadora master do clube, "Pixbet", cedeu o espaço no uniforme para estampar a frase que nomeia a ação: "Antes que Aconteça".
O Flamengo assinou um protocolo de intenções para fomentar ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e para fortalecer a rede de apoio às vítimas, seguindo as diretrizes do programa "Antes que Aconteça", coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher. Na noite da última segunda-feira, o Cristo Redentor foi iluminado de lilás, reforçando o simbolismo da luta contra a violência de gênero.
O protocolo de intenções prevê a elaboração de ações para prevenção e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, como realização de palestras, produção de materiais educativos e educação de meninos e homens. Diferentes públicos serão envolvido: jogadores, profissionais de segurança, equipes técnicas, times de base feminino e masculino e torcedores. Um dos focos da campanha é o universo esportivo, e a ministra do Ministério das Mulheres, Cida Gonçalves, esteve presente no clássico Flamengo x Vasco no último dia 15 no Maracanã.
No Estado do Rio, o programa “Antes que aconteça” tem a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher, com ações conjuntas das Secretarias de Estado de Segurança Pública, Saúde, Ciência e Tecnologia, além do Tribunal de Justiça (TJRJ). O objetivo é alinhar tecnologia e inovação no monitoramento das mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar. Também serão aprimoradas as ferramentas já existentes, como o aplicativo "Rede Mulher", que possui o “botão do pânico”, além de outras funcionalidades.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv