O Flamengo está a um empate de chegar à final da Copa Sul-Americana após 16 anos de sua última decisão continental. Mesmo uma derrota por um gol diferença, desde que faça mais do que dois gols (3 a 2, 4 a 3 e assim por diante), também servirá para eliminar o Junior Barranquilla no confronto desta quarta-feira, na Colômbia, pela semifinal, uma vez que venceu no Rio de Janeiro por 2 a 1.
Saiba Mais
Desde 2001, quando decidiu a extinta Copa Mercosul contra o San Lorenzo, a equipe carioca não disputa uma final continental. Naquele ano, apesar de ter jogadores como o goleiro Júlio César, o zagueiro Juan e o meia Petkovic, além do veterano Jorginho, perdeu a taça nos pênaltis, em Buenos Aires.
De lá para cá, o melhor resultado em uma competição continental é exatamente a atual campanha na Copa Sul-Americana.
A estreia foi na segunda fase, quando eliminou o Palestino-CHI. Depois passou pela Chapecoense, nas oitavas, pelo Fluminense, nas quartas, e chegou à semifinal.
Entre a decisão em 2001 e a semifinal atual, o Flamengo não tem muito do que se orgulhar das campanhas que fez em torneios continentais.
Não constam títulos, vices nem participações em semifinais. Pelo contrário, há resultados vexatórios, como a queda na fase de grupos da Libertadores deste ano. Confira abaixo o desempenho do Flamengo em torneios continentais.
De 2001 a 2017, o Fla em torneios sul-americanos
- Brasileiros em finais
O desempenho do Flamengo nesses 16 anos fica atrás do que fizeram 14 clubes brasileiros no mesmo período. São equipes que decidiram a Copa Libertadores e/ou a Copa Sul-Americana entre 2001 e 2017.
No torneio em que o Flamengo busca a vaga na decisão, seis equipes brasileiras foram finalistas: Internacional, em 2008; Fluminense, em 2009; Goiás, em 2010; São Paulo, em 2012; Ponte Preta, em 2013; e Chapecoense, em 2016.
Metade dessas equipes levantou a taça. Veja o desempenho:
De 2001 até 2017: Finais da Sul-Americana com Brasileiros
De 2001 até aqui, 13 vezes houve brasileiros envolvidos na final da Copa Libertadores, sendo que em duas edições (2005 e 2006) foram dois finalistas brazucas. Foram quatro títulos para os clubes do Brasil sem contar os dois vencedores nas decisões "caseira"). Confira:
De 2001 até 2017: Finais da Libertadores com brasileiros
- Ficha técnica
JUNIOR-COL X FLAMENGO-BRA
Local: Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla (Colômbia)
Data: 30 de novembro de 2017 (Quinta-feira)
Horário: 22h30(de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Claudio Rios (Chile) e José Retamal (Chile)
JUNIOR: Sebastián Viera, David Murillo, Rafael Pérez, Jorge Arias e Germán Gutiérrez; Henry Matías Mier, Leonardo Pico, Víctor Cantillo e Yony González; Yimmi Chará e Teófilo Gutíerrez. Técnico: Julio Comesaña
FLAMENGO: César, Pará, Juan, Réver e Miguel Trauco; Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Diego, Éverton Ribeiro e Federico Mancuello; Felipe Vizeu. Técnico: Reinaldo Rueda