No segundo desafio da era Filipe Luís, o Flamengo conseguiu mais uma vitória com gol de um antigo companheiro de posição, desta vez marcado por Ayrton Lucas, do, agora, treinador. O rubro-negro derrotou o Bahia por 2 a 0, na Arena Fonte nova, e em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. No último lance, Alcaraz marcou de pênalti, o seu primeiro com a camisa do clube. A equipe carioca teve mais uma boa sob novo comando e venceu a terceira consecutiva na temporada.
- 15 jogos e 15 derrotas: Rogério Ceni mantém jejum e segue sem vencer o Flamengo
- Bola de Cristal: Botafogo chega a 62% de chances de título, e Palmeiras fica com 25%
A partida começou muito movimentada, com as duas equipes buscando se sobrepor uma em cima da outra. O Flamengo manteve a estratégia da vitória do Corinthians e marcava a saída de bola do adversário. A grande diferença é que o Bahia é montado para escapar da pressão alta. Mesmo assim, tinha muita dificuldade para sair da amarras do rubro-negro.
Mais organizado, os visitantes conseguiam neutralizar o tricolor baiano e construir as ações ofensivas com tranquilidade. A marcação pressão do Flamengo incomodava muito e fazia com que a bola fosse recuperada rapidamente. No entanto, cada time teve uma grande oportunidade na primeira metade da etapa inicial.
A equipe de Filipe Luís parecia estar mais perto do gol e chegou nele em ótima jogada trabalhada pela direita: Arrascaeta deu belo passe em profundidade para Wesley. O lateral cruzou para Bruno Henrique, que chutou para uma bela defesa de Marcos Felipe. No rebote, Ayrton Lucas completou para as redes.
Na volta do intervalo, a diferença de desempenho entre os dois times se acentuou ainda mais. O Flamengo seguia com seu plano de jogo muito bem definido, enquanto o Bahia estava ainda mais perdido em campo. Além de não conseguir sair da marcação pressão rubro-negra, os donos da casa forneciam muitos espaços, que só não se converteram em gol por falta de eficiência na última tomada de decisão.
Com o passar do tempo, o rubro-negro foi sentindo cansaço, proveniente da intensidade imposta durante todo o jogo. A equipe de Rogério Ceni, mesmo assim, não conseguia oferecer qualquer perigo e estava mais próximo de sofrer o segundo gol que arrancar um empate. No último lance, o Flamengo teve um pênalti ao seu favor, após soco de Santiago Árias em Michael. Alcaraz converteu a cobrança e deu ponto final no jogo.
Após marcar o seu primeiro gol pelo Flamengo, o argentino citou o apoio que vem recebendo dos companheiros desde que foi contratado no meio do ano, em entrevista dada na saída do gramado.
— Muito feliz por meu primeiro gol com essa camiseta muito linda do Flamengo. Muito contente pelo apoio que o grupo me dá sempre. Uma grande referência como Gerson me deu o pênalti para eu bater. Agradeço muito a ele, que me dá sempre muita confiança em todos os treinos. Agradeço também a todo o plantel, que sempre tenta me ajudar com o idioma e a me adaptar ao futebol do Brasil. Estou muito contente e emocionado.
Após passar nos dois primeiros testes de fogo do início de trabalho, Filipe Luís terá um período importante para reforçar suas metodologias de jogo, além de permitir com que o elenco tenha um raro descanso, diante da temporada exaustiva do futebol brasileiro. O Flamengo só volta a campo no próximo dia 17, contra o Fluminense. O clássico válido pelo Brasileirão será disputado no Maracanã, às 20h.