Flamengo já relacionou 36 atletas da base em 2024; Tite elogia formação: "Não sei o que o Ninho tem"

O Flamengo começou o ano de 2024 dando atenção aos jogadores da base. Nos seis primeiros confrontos da equipe profissional no ano, o clube aproveitou o momento propício para experiências da pré-temporada e deu chance de 36 atletas formados no Ninho do Urubu estarem entre os relacionados para as partidas.

Tite, que começou a vitória por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa com o lateral-direito Wesley e depois deu oportunidades ao volante Rayan Lucas e ao meia-atacante Matheus Gonçalves, elogiou o processo de formação do clube.

— Não sei o que o Ninho tem, mas ele forma muitos atletas. (Carlos) Noval (gerente de transição) pode falar bastante a respeito, as categorias de base municiam o profissional com garotos de qualidade e personalidade. Talvez nós tenhamos um pouco de feeling, e o Juan ajuda a acolher um pouquinho e deixar à vontade. Vi principalmente que os atletas (profissionais) abraçam e deixam os garotos à vontade. Quando você tem um grupo de atletas que dá a confiança aos garotos principalmente de poder errar, eles se sentem mais à vontade. É o nosso treinamento, é a base do Flamengo , e essas oportunidades vão surgindo — comentou Tite.

Rayan Lucas em treino do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

As primeiras partidas do Flamengo no ano foram pela FC Series, nos Estados Unidos, e pelo Campeonato Carioca. Nelas, o treinadores Tite e Mário Jorge (comandante do time reserva) fizeram bom uso de jogadores mais novos, sendo que 25 dos 36 que estavam inscritos nos jogos tinham no máximo 20 anos.

Na início da era Tite em 2024, 10 meninos do Ninho ganharam a chance de estrear no profissional. São eles: Caio Barone, Carbone, Lucyan, Pedro Estevam, Rayan Lucas, Santiago Ocampos, Zé Welinton, Iago, Wallace Yan e Luis Aucélio.

Rayan Lucas e Diego Damasceno foram os jogadores da base com maior minutagem em campo nesse início de 2024 — Foto: Flamengo

Entre os listados, Rayan Lucas é o que mais teve oportunidades. O volante esteve em campo por 224 minutos e foi titular em duas ocasiões, contra a Portuguesa e o Sampaio Corrêa.

Alguns rostos da lista de jogadores formados na base aproveitados por Tite são velhos conhecidos do torcedor rubro-negro. Os principais deles são Matheuzinho, Wesley, Matheus Cunha, Victor Hugo e Matheus Gonçalves.

Tabela mostra a quantidade de minutos e de vezes em que os jogadores da base foram utilizados por Tite em seis jogos — Foto: Flamengo

Mesmo para aqueles que ainda não tiveram a chance de entrar em campo, a porta aberta por Tite é uma chance e tanto. A estratégia de utilizar a base no início da temporada, algo que o Flamengo vem fazendo desde 2018, foi acertada entre comissão técnica e o comando da base ainda no fim do ano passado. O objetivo é conhecer melhor as pratas da casa e poupar alguns dos titulares quando necessário.

Flamengo comemoração gol Sampaio Corrêa-RJ — Foto: Beatriz Reis / GE

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte