Flamengo inicia oitava passagem pelos Estados Unidos; veja curiosidades em solo americano

A goleada em cima do Audax pelo Carioca marcou o início da temporada de 2024 do Flamengo . Agora, o Rubro-Negro dá uma pausa nos compromissos oficiais e inicia uma pré-temporada em Orlando, nos Estados Unidos. No país em que "football" toma conta será a casa do Flamengo pela segunda vez nos últimos cinco anos. Está é a oitava estadia rubro-negra em solo americano.

Flamengo campeão da Flórida Cup — Foto: Cahê Mota

O ano mágico de 2019 começou com a conquista da Flórida Cup. Agora, no último ano da gestão de Rodolfo Landim, o clube retorna para solo americano. Mas a história rubro-negra com o país é antiga. O ge separou algumas curiosidades das passagens do Flamengo pelos Estados Unidos.

Por enquanto, 14 jogos em solo americano: oito vitórias, três empates e três derrotas. Todos amistosos, assim como os compromissos contra o Philadelphia Union, dia 21, e Orlando City, dia 27.

A primeira vez que o Flamengo desembarcou no país foi em 1967 para disputar um amistoso contra a Roma, da Itália. Curiosamente o clube que, hoje, o Rubro-Negro negocia um dos seus desejos para a temporada de 2024: Matías Viña. Na ocasião, o Fla perdeu por 2 a 1 no Kezer Stadium, na Califórnia. Naquela mesma viagem, as delegações atravessaram o país e foram para Nova York disputar mais um amistoso, que terminou em 1 a 1. O gol foi marcado por Fio Maravilha.

Quinze anos depois o Flamengo retornou aos Estados Unidos para enfrentar o New York Cosmos, talvez o clube norte-americano mais famoso a partir da década de 70. A história do clube americano se esbarra com a história de Pelé, que foi o responsável por difundir o "soccer" no país.

Em 1982, Pelé já havia parado a carreira, mas o duelo foi representativo. Mais de 37 mil pessoas estiveram presentes no Giants Stadium, em Nova Jersey, para ver Zico e cia. O Fla empatou em 3 a 3 com gols de Zico, Wilsinho e Junior marcando para os brasileiros, e Chinaglia com hat-trick para os americanos.

O amistoso foi tão simbólico que Paulo Cesar Carpegiani, técnico da equipe, atuou durante o primeiro tempo para relembrar os tempos de jogador. Foi nesta partida também que Carlos Alberto Torres se despediu dos gramados e iniciou a carreira como técnico.

Carlos Alberto Torres se despede do futebol — Foto: Divulgação / Flamengo

Apesar das grandes lembranças - e as mais recentes - serem na Costa Leste, o Flamengo desfrutou de algumas excursões pela Costa Oeste. Pela Rota 66, uma das estradas mais famosas dos Estados Unidos, o Rubro-Negro disputou oito partidas pela Califórnia: Los Angeles, San José e Santa Bárbara foram as sedes rubro-negras.

Beckenbauer com a camisa do Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo

Os jogos em solo americano também foram contra adversários mexicanos. O Flamengo enfrentou cinco clubes do México além da Seleção. Foram quatro vitórias e duas derrotas - todos na Califórnia por causa da proximidade dos países. Uma curiosidade é que o lateral-direito Jorginho disputou a partida contra o Guadalajara em 1985 no Rose Bowl (Califórnia), estádio em que conquistou a Copa do Mundo em 1994 com a seleção brasileira. Além disso, o jogador também participou da excursão em 1987, que teve mais quatro jogos.

Jogadores do Flamengo na Disney — Foto: Igor Castro/Florida Cup

A última passagem se deu em 2019 quando o Flamengo foi convidado para participar da Florida Cup. Esta foi a única participação rubro negra no torneio. Com empate no tempo regulamentar, o Fla selou a classificação nos pênaltis contra o Ajax. A final foi mais tranquila e o gol da vitória em cima do Frankfurt foi marcado por Jean Lucas.

Nesta oitava estadia nos Estados Unidos, o Flamengo enfrenta o Philadelphia Union no dia 21 em Tampa, que fica a cerca de 1h de Orlando, e joga contra o Orlando City, dia 27, no Orlando City Stadium.

Gerson e David Luiz tiram foto com pequeno torcedor do Flamengo — Foto: Letícia Marques

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade