O Flamengo ainda não definiu quem será o novo técnico no lugar de Jorge Jesus, que despediu-se nesta segunda-feira para voltar a Portugal e treinar o Benfica . Um dos nomes especulados é Domènec Torrent, que, apesar de não ser tão conhecido pelos torcedores brasileiros, tem um cabo eleitoral de peso: Pep Guardiola.
Torrent, de 58 anos, foi auxiliar de Guardiola por dez temporadas e participou dos trabalhos do espanhol no Barcelona , no Bayern de Munique e também no Manchester City . Deixou o cargo para trabalhar uma temporada no New York City, da Major League Soccer ( MLS ).
Nesta segunda-feira, em entrevista coletiva na Inglaterra, o atual comandante do City falou sobre a possibilidade e garantiu: o antigo braço direito está pronto para assumir o Flamengo.
"Tudo o que posso dizer é que ele está absolutamente pronto para trabalhar em qualquer país. Ele comandou a melhor temporada da história do New York City no ano passado. É incrivelmente bem preparado, tem muita experiência, então não tenho nenhuma dúvida sober a capacidade dele", disse Guardiola.
"Aprendi muito com ele, tomara que ele tenha aprendido comigo também, com nossa parceria. Parte do nosso sucesso em Munique e Manchester é graças a ele. Estou feliz que as pessoas pensem nisso durante esse momento esquisito de pandemia, no qual não é fácil tomar decisões", completou.
Se ambos trabalharam juntos de 2008 a 2018, é possível imaginar que Guardiola e Torrent tenham semelhanças na maneira de pensar futebol e de montar seus times, correto? O treinador do City comentou em que os dois pensam de forma parecida.
"Na agressividade com a bola, sempre buscar o gol, como defende. Mas cada treinador tem sua identidade, não é como copiar e colar. Pep é Pep, Domènec é Domènec. Antes de nossa parceria, ele era treinador e tinha seu jeito. Eu aprendi coisas com ele e talvez ele tenha aprendido algo comigo".
Domènec é um dos nomes avaliados pelo departamento do futebol do Flamengo, que ainda não se decidiu sobre o futuro treinador. O vice-presidente Marcos Braz e o diretor Bruno Spindel devem embarcar para a Europa ainda nesta semana para estabelecer contatos e conhecer alguns postulantes ao cargo.
Uma das possíveis paradas pode ser Manchester, para falar com Guardiola justamente sobre Domènec . Os portugueses Leonardo Jardim (que, segundo informações, não tem interesse em trabalhar fora da Europa no momento ) e Marco Silva também foram ventilados nos bastidores.