Peça-chave do Flamengo nas temporadas 2019 e 2020, Gabriel Barbosa, o Gabigol, fez 40 gols em 54 partidas com a camisa rubro-negra no ano passado e caiu nas graças da torcida e também de muitas crianças ao redor do Brasil.

Sensação na conquista do clube carioca na Conmebol Libertadores e amado mesmo por rivais, o atacante chegou a ser homenageado até pela famosa Turma da Mônica , ao ganhar um desenho ao lado de Jeremias, personagem dos gibis criado por Mauricio de Sousa. Com isso, o atleta de 24 anos entrou para um seleto grupo de jogadores dentro do cenário brasileiro que viraram craques também no Bairro do Limoeiro.

Próximo de completar 85 anos, o cartunista e escritor criador da Turma da Mônica conversou com exclusividade com o ESPN.com.br e abriu o coração sobre o amor pelo esporte e a forma como o futebol se fez presente em suas obras desde o início de carreira, ainda na pequena Mogi das Cruzes, município da Região Metropolitana de São Paulo.

Entre diversos temas ligados ao futebol, Mauricio de Sousa relembrou a homenagem a Gabigol, em outubro de 2019, e contou por que não criou uma revista específica para o atacante do Flamengo. Mesmo assim, o cartunista não descartou que o projeto ainda pode ser feito no futuro.

“O Gabigol, o pessoal me disse: Maurício, está pronto o personagem. Só que o tempo era seguro naquela época. Mesmo tendo feito muito sucesso, era temporário. Não senti que era um personagem ou um jogador que ficaria na crista da onda. Grande jogador, mas não tinha as características necessárias para se fincar como um personagem que custaria muito caro para ser montado num esquema ideal”, disse o cartunista, deixando as portas do Bairro do Limoeiro abertas ao atacante.

“Não estou falando que não vai aparecer. Gostaria que brilhasse. Vamos esperar a pandemia passar, os estádios serem ocupados de novo. O Marcelinho, meu filho, é muito ligado a futebol. Ele será o meu olheiro, vamos esperar como vai ser”.

Atualmente, Gabigol está no departamento médico do Flamengo, e se recupera de grave lesão no ligamento do tornozelo direito. Ainda com todos os problemas da atual temporada, o atacante soma 16 gols em 25 partidas.

Sem seu camisa 9, o Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (21) para encarar o Junior Barranquilla (COL), pela última rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. O clube carioca garantirá a classificação em primeiro no grupo com apenas um empate no Maracanã.