Flamengo foi o quarto melhor do mundo em 2019, segundo ranking da IFFHS

O Flamengo foi o quarto melhor time do mundo em 2019, de acordo com ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

O rubro-negro só foi superado por três potências europeias: Liverpool, campeão da Liga dos Campeões e Mundial, Barcelona e Manchester City. Os espanhóis e ingleses foram campeões nacionais.

O melhor brasileiro abaixo do Flamengo é o Palmeiras, que aparece em 12º. Mas o abismo em relação aos rivais cariocas é maior ainda. O Fluminense ficou em 87º, enquanto Botafogo e Vasco aparecem, respectivamente, em 155º e 290º.

O ranking usa como critério o resultado dos times em cada jogo ao longo da temporada. Há pesos diferentes para cada competição: Libertadores e Brasileirão se equivalem na pontuação máxima.

O Flamengo ficou acima de gigantes mundiais, como o PSG (9º), Juventus (17º), Real Madrid (21º) e Bayern de Munique (23º). A presença do Wolverhampton (ING) em décimochama atenção.

Em 2018, antes de voltar a conquistar o Brasileirão e a Libertadores, o Flamengo ficou em 48º no mesmo ranking. O melhor brasileiro era o Palmeiras, ficando em sexto lugar.

Fonte: Extra