Flamengo ficou perto de contratar Tite para fugir do rebaixamento em 2005; conheça a história

O contexto era diferente, mas a situação era parecida. O Flamengo vivia uma crise de desempenho em campo, enfrentava problemas no vestiário e precisava de um técnico com personalidade e tamanho para gerir o elenco e voltar a vencer. Se em 2023 clube e treinador se alinharam, em 2005, o acerto ficou no quase.

O ge conversou com Kléber Leite e Hélio Ferraz, ex-presidentes do Flamengo , que à época exerciam outros cargos, no comando do futebol. Os dois receberam a missão de salvar o time do rebaixamento nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro e apaziguar os bastidores conturbados. A equipe sofria na parte baixo da tabela, e matemáticos apontavam cerca de 90% de chance de queda.

Kleber Leite é ex-dirigente do Flamengo — Foto: Agência O Globo

Diante do desafio, os dirigentes viram em Tite um treinador com "estatura" para reestruturar o futebol do Flamengo . O treinador Gaúcho ostentava no currículos dois títulos gaúchos e uma Copa do Brasil.

- Há funções que exigem um pré-requisito. Além da competência, capacidade e talento, exigem do ocupante estatura. Não pode ser menor do que o cargo que está exercendo. Tite representava tudo isso já naquele momento para nós - afirmou Hélio Ferraz.

Ao saber do interesse, alguns veículos deram como certa a contratação de Tite para assumir o time um dia após o clássico contra o Vasco. À época, a equipe era comandada pelo interino Andrade.

Hélio Ferraz é ex-dirigente do Flamengo — Foto: Ivan Raupp

Ferraz chegou a conversar com Tite em um congresso sobre futebol no Rio de Janeiro, mas não teve uma resposta positiva do treinador. Em nova investida, Kléber Leite viajou a São Paulo para se reunir com o técnico que, dessa vez, ficou balançado e pediu um tempo para pensar. Mas a situação ficou mais urgente com a derrota por 2 a 1 para o Vasco.

- Conversamos e ele precisava de tempo. Mas eu disse: "lamento muito, mas o Flamengo não tem tempo". Cada dia e cada hora era muito importante. Ele pediu para pensar, mas agradeci e contratamos o Joel Santana. Decisão da qual não me arrependo - contou Kléber Leite.

Sem Tite, o Flamengo apostou em Joel Santana na reta final do Brasileirão. Houve uma arrancada, e a equipe terminou em 15º lugar - o campeonato, na época, tinha 22 participantes, com os quatro últimos indo para a Série B.

Apesar de o acerto não ter dado certo naquele momento, os dirigentes não guardaram mágoa do treinador e ambos comemoram o acerto em 2023.

- Não houve casamento em 2005, mas acontece agora. O Tite é um treinador excepcional. O Flamengo sai de um treinador que é um andarilho de gramado, não via o jogo e sai para um treinador que é consagrado - afirmou Kléber Leite.

Tite é o novo técnico do Flamengo — Foto: Reprodução

- O treinador do Flamengo neste momento precisa resgatar as vitórias, estatura, carisma, e o Tite traz isso com ele. Me sinto confiante que a partir de agora a gente vai reencontrar o caminho da vitória - projetou Ferraz.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte