Flamengo fecha contração de Alex Sandro: saiba como joga o lateral-esquerdo

Após a lesão de Viña, que o tirou dos gramados em 2024, o Flamengo correu atrás para acertar com um lateral-esquerdo que brigue por posição com Ayrton Lucas. Com isso, o brasileiro Alex Sandro, que estava livre no mercado após seu contrato com a Juventus encerrar, foi escolhido pela diretoria e, segundo o ge, a assinatura do contrato válido até dezembro de 2026 acontecerá nas próximas horas.

Alex Sandro é um lateral-esquerdo de estilo construtor, mas que não costuma fazer tantas ultrapassagens e dificilmente chega na linha de fundo. Na última temporada na Juventus, por exemplo, o brasileiro de 33 anos jogou como zagueiro pela esquerda, basicamente todos os jogos, principalmente pela formação de Massimiliano Allegri, que usava uma linha de três na defesa.

Ao todo, o brasileiro disputou 18 partidas na última temporada — nove como titular — e marcou um gol (na última rodada do Campeonato Italiano, contra o Monza). Para o analista de desempenho e jornalista do Grupo Globo Rodrigo Coutinho, Alex Sandro é um lateral dentro do que o Tite gosta na posição e pode atuar como se fosse mais um meio-campista.

— Ele (Alex Sandro) é um lateral bem dentro daquilo que o Tite gosta dos laterais. Compõe bem a última linha, não é um cara que vai passar tanto (do meio-campo). Nesse momento da carreira não é um lateral que passe tanto e busque a linha de fundo, vai ser um cara mais que compõe a saída de bola, muitas vezes avança por dentro, mas sem tanta agressividade, sem fazer muito ultrapassagem. Se coloca mais como se fosse mais um meio-campista, chuta de fora da área e tem um bom passe — analisou Rodrigo Coutinho.

A boa capacidade de marcação do lateral-esquerdo permite um maior proteção aos meias, que ficam mais livres para fazerem jogadas com os atacantes e dá mais segurança na defesa rubro-negra. Para Coutinho, os gols que o Flamengo sofreu contra Botafogo e Bolívar de bolas invertidas nas costas do lateral dificilmente acontecerá com o Alex Sandro.

— Ele dá muita segurança na defesa. Esses gols que o Flamengo tem levado de bola invertida nas costas do lateral (contra Botafogo e Bolívar) dificilmente acontecerá com ele ali. E acho que é uma opção para um momento da temporada que você perde uma lateral que era fundamental no elenco (Viña) e é uma contratação muito correta do Flamengo para a necessidade que tem na posição e para as próximas temporadas — completou.

Alex Sandro tem um posicionamento similar ao que Filipe Luís, ídolo rubro-negro que se aposentou no fim do ano passado, tinha quando atuava pelo Flamengo. Até mesmo a postura de avanço no campo dos dois laterais são bem parecidas, facilitando a visualização dos torcedores de como o defensor ex-Juventus pode atuar dentro das quatro linhas.

A maior preocupação atualmente é o período que Alex Sandro está sem atuar. O último jogo disputado pelo lateral brasileiro foi em 25 de maio, pela última rodada do Campeonato Italiano, ou seja, três meses atrás.

Fonte: Extra