Flamengo fecha 1º trimestre com maior número de problemas musculares dos últimos cinco anos; veja casos

publicidade

O Flamengo encerra o primeiro trimestre de 2025 com o maior número de problemas musculares nos últimos cinco anos. Dos 10 problemas do departamento médico rubro-negro até 31 de março, nove foram musculares - sendo oito na posterior da coxa. Em coletiva, Filipe Luís relacionou o seu estilo de jogo ao risco das lesões.

— Lesões no futebol, 70% são posteriores de coxa, porque o modelo pede. Pressionar, há sprint. Perde, voltar, há sprint, se desmarcar no espaço, há sprint. O músculo que mais pede é esse. Oito clássicos em 12 jogos. Além do físico tem o mental. Esses jogadores, o que mais admiro, é que não guardam nada. As lesões vão acontecer. É um risco que eu corro pedindo para jogarem assim — e completou:

— Tem jogadores que têm mais predisposição, outros que têm menos. Tem jogadores que conseguem jogar a temporada e têm apenas um problema. Tentamos dosar a carga, mas não temos controle de tudo. Às vezes fazem ações que sentem. A única lesão grande foi do Michael. As outras foram edema, sobrecarga, que tira os jogadores por 10 dias, duas semanas. Infelizmente. Mas estamos trabalhando. Com a sequência de jogos, acredito que melhore isso e que eles se condicionem cada vez melhor — finalizou em coletiva após a estreia no Brasileirão.

Se comparar o número de problemas médicos no geral no primeiro trimestre dos últimos cinco anos, o ano de 2025 não preocupa e aparece apenas no Top 3, com 10 baixas. Em 2023, foram 12 lesões, enquanto 2021 foram 11, nos três primeiros meses.

Mas o número desta temporada é o maior se isolar as questões musculares: nove dos 10. Vale destacar que Gerson e Arrascaeta apresentaram problemas durante a Data Fifa, quando estavam com suas respectivas seleções. Na temporada de 2021, das 11 lesões, cinco foram musculares no primeiro trimestre. Em 2023, foram só quatro das 12.

1º trimestre: problemas médicos do Flamengo

TOTAL MUSCULARES
2025 10 9
2024 4 3
2023 12 4
2022 9 3
2021 11 5

Para reduzir os riscos, o Flamengo adotou um revezamento de jogadores durante todo o período que considerou como pré-temporada, ou seja, até o final do Campeonato Carioca. A comissão evitou dar vários jogos seguidos à maioria dos atletas, que foram poupados com um trabalho de controle de carga. Esse trabalho, porém, não evitou que os problemas acontecessem. Foram sete lesões, dois edemas e um desconforto com fadiga até aqui.

Danilo em treino do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Problemas do Flamengo em 2025

A lista do DM neste ano começou com Alex Sandro no dia 8 de fevereiro, quando sofreu uma lesão grau 1 na posterior da coxa esquerda. O lateral desfalcou o Flamengo por exatamente um mês, ficando fora de quatro partidas. Quando retornou a campo, ele assumiu a titularidade, além de ter sido convocado por Dorival Jr.

No mesmo dia 8 de fevereiro, Ayrton Lucas sofreu uma pancada no joelho esquerdo no clássico com o Fluminense que rendeu um edema no colateral medial. Ele desfalcou a equipe por três jogos, mas entrou nos minutos finais contra o Vasco, na semifinal do Carioca, e contra o Internacional, na estreia do Brasileirão. E foi a única ausência que não aconteceu por questão muscular neste ano.

Juninho foi o terceiro atleta a pisar no DM rubro-negro. O atacante teve um edema muscular na coxa direita contra o Botafogo, no dia 12 de fevereiro e desfalcou o Flamengo por 28 dias - três partidas. No dia 15, Michael teve a lesão mais grave até o momento: grau 2 para 3 na posterior da coxa esquerda. Ele retornou após um mês, perdendo quatro jogos.

Cebolinha sofreu uma lesão grau 1 na posterior da coxa direita durante a partida contra o Maricá, dia 22 de fevereiro. O atacante voltou a ser relacionado três jogos depois, mas não saiu do banco na final contra o Fluminense, em 16 de março. Ele voltou a jogar contra o Internacional no último sábado.

Danilo foi outro jogador a aparecer no DM. O zagueiro não entra em campo há 38 dias - cinco jogos - e acumula duas lesões diferentes na posterior da coxa direita. Na primeira, o jogador foi desfalque desde a semifinal contra o Vasco por uma contusão grau 1 e chegou a ser cortado da Seleção Brasileira. Depois que voltou aos treinos com o grupo, ele sentiu uma nova lesão, comunicada pelo clube no dia 26 de março. A tendência é de um retorno na segunda rodada da Libertadores, no Maracanã.

Problemas do DM em 2025

JOGADOR PROBLEMA QUANDO MACHUCOU? QUANDO VOLTOU? QUANTOS DIAS FORA? QUANTOS JOGOS FORA?
Alex Sandro posterior da coxa esquerda 8 de fevereiro 8 de março 28 dias 4
Ayrton Lucas edema no colateral medial 8 de fevereiro 1 de março 21 dias 3
Juninho edema muscular na coxa direita 12 de fevereiro 8 de março 24 dias 3
Michael posterior da coxa esquerda 15 de fevereiro 16 de março 29 dias 4
Cebolinha posterior da coxa direita 22 de fevereiro 16 de março 22 dias 3
Danilo posterior da coxa direita 28 de fevereiro - - -
Bruno Henrique posterior da coxa direita 8 de março 29 de março 14 dias 2
Arrascaeta* adutor da coxa direita 21 de março - não retornou ainda 1 jogo até o momento
Gerson* posterior da coxa esquerda (desconforto e fadiga) 20 de março - não retornou ainda 1 jogo até o momento
Danilo posterior da coxa direita 26 de fevereiro - não retornou ainda 5 jogos até o momento

Pelo Flamengo , o último atleta a pisar no DM foi Bruno Henrique. O camisa 27 não disputou a final do Carioca contra o Fluminense após uma lesão grau 1 na posterior da coxa esquerda. O período sem jogos por conta da Data Fifa foi o suficiente para a recuperação do atacante, que retornou como titular contra o Internacional.

A lista rubro-negra fica maior depois do problema físico de Arrascaeta nas Eliminatórias, em jogo contra a Argentina, dia 21 de março. O uruguaio foi diagnosticado com uma lesão no adutor da coxa direita e está sendo preparado para retornar na segunda rodada da Libertadores, contra o Central Córdoba, em 8 de abril.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Durante a mesma Data Fifa, Gerson foi outro jogador a trazer dor de cabeça. O volante deixou o gramado no primeiro tempo da vitória brasileira contra a Colômbia e foi cortado da partida com a Argentina. Os exames não apontaram lesão, apenas uma contratura e fadiga muscular na posterior da coxa esquerda. O capitão desfalcou o Flamengo na estreia do Brasileirão e ainda não é presença garantida na primeira partida da Libertadores, contra o Deportivo Táchira, na quinta-feira.

DM assombra brasileiros na Libertadores

O Flamengo não é o único time a lidar com esse tipo de desafio no início da temporada e logo às vésperas da Libertadores. Os clubes brasileiros iniciam a fase de grupos da competição continental nesta semana e vivem um cenário parecido. O Internacional, que enfrenta o Bahia na quinta-feira, é quem mais teve problemas no DM, com 12.

O clube baiano, que disputou a pré-Libertadores, é o brasileiro menos atingido por problemas médicos até o momento, com seis. O Flamengo é o segundo com mais ocorrências no DM, chegando a 10. O Rubro-Negro terá pelo menos dois desfalques na estreia contra o Táchira: Arrascaeta e Danilo.

Brasileiros na Libertadores

Problemas médicos em 2025
Internacional 12
Flamengo 10
Fortaleza 8
São Paulo 8
Botafogo 7
Palmeiras 7
Bahia 6

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte

Últimas Notícias

Quem são os garotos inscritos pelo Flamengo na Libertadores? Conheça as novidades da lista

Quem são os garotos inscritos pelo Flamengo na Libertadores? Conheça as novidades da lista

Depois de estrear no Campeonato Brasileiro, o Flamengo inicia sua caminhada em busca do tetra da Libertadores nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Deportivo...

Deportivo Táchira x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário, palpites e prováveis escalações do jogo da Libertadores

Deportivo Táchira x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário, palpites e prováveis escalações do jogo da Libertadores

Nesta quinta-feira (3), o Flamengo inicia sua campanha na CONMEBOL Libertadores visitando o Deportivo Táchira , da Venezuela, às 21h30 (de Brasília), pela 1ª rodada do...

Justiça determina uso de tornozeleira eletrônica para ex-conselheiro do Flamengo por ataque homofóbico a Bap

Justiça determina uso de tornozeleira eletrônica para ex-conselheiro do Flamengo por ataque homofóbico a Bap

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente do Flamengo , apresentou na última quarta-feira, um pedido de prisão preventiva contra José Carlos Izidro Pereira, mais conhecido como...

Bap, presidente do Flamengo, sugere emanda antirracista ao estatuto do clube

Bap, presidente do Flamengo, sugere emanda antirracista ao estatuto do clube

O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, encaminhou uma proposta mudança do Estatuto Social do clube ao presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo Lomba, na...

Flamengo tenta quebrar retrospecto ruim em estreias e sequência de nove jogos sem vencer como visitante na Libertadores

Flamengo tenta quebrar retrospecto ruim em estreias e sequência de nove jogos sem vencer como visitante na Libertadores

O Flamengo dá a largada em busca do quarto título da Libertadores nesta quinta-feira, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela. Esta é a 21ª participação rubro-negra...