Mais uma vez a altitude é uma preocupação para o Flamengo na Libertadores e o time traça estratégias para tentar atenuar as dificuldades. Na quarta-feira, o Rubro-Negro subirá os cerca de 3.600m para chegar a La Paz, onde vai enfrentar o Bolívar pela Taça Libertadores, às 21h30.
Em entrevista coletiva neste domingo, o preparador físico Fabio Mahseradjian revelou que a delegação chegará ao estádio Hernando Siles perto do horário do jogo e esclareceu por quê:
- A nossa estratégia de chegar na hora do jogo é para você evitar o que nós chamamos de mal agudo da montanha. Quando você põe o pé nessa alta altitude na hora você começa a ficar ofegante, a hiperventilar. Você não percebe que você começa a hiperventilar. Com o tempo passando, os efeitos dessa exposição começam a vir. Quais são? Uma dor de cabeça intensa, náusea, ânsia de vômito. É por isso que nós optamos por chegar próximo.
- Quanto mais você sobe, menor é a densidade do ar. E aí você afeta a captação de oxigênio o seu alvéolo pulmonar, porque a pressão parcial de oxigênio cai - completou.
Na noite que definiu o sorteio dos grupos da Libertadores, o preparador passou a projetar o duelo em La Paz. Segundo ele, a maneira ideal de se adaptar consiste na viagem 15 dias antes para o local da partida. O que não é possível em razão do agenda do futebol.
Assim, a delegação do Flamengo viajará para a Bolívia na terça-feira e ficará hospedada em Santa Cruz de la Sierra, a 400 metros acima do nível do mar. Somente no dia do jogo será feita a viagem para La Paz.
- Isso não vai aumentar a performance. A performance da equipe já vai estar comprometida. O desafio é recuperar esses atletas e tentar, pelo próprio histórico desses atletas, saber quem sente mais ou menos atuando nessas altas altitudes, como é La Paz a 3.600 metros - completou.
Fabio Mahseradjian e Tite têm ampla vivência no terreno, seja pelo período que passaram no Corinthians ou mais recentemente na Seleção Brasileira
. A última vez que foram a La Paz foi em 29 de março de 2022, para jogo contra a Bolívia pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. A estratégia deu certo e o Brasil venceu por 4 a 0.
O Flamengo teve outra experiência na altitude nesta Libertadores, contra o Millonarios, em Bogotá, a 2.600m de altura . A estratégia foi diferente, uma vez que as reações negativas são menores. A delegação chegou antes ao local do jogo e treinou para se adaptar. O jogo terminou em empate em 1 a 1.
A terceira rodada se inicia com o Bolívar na liderança do Grupo E, com seis pontos somados e 100% de aproveitamento. A equipe rubro-negra é a segunda colocada, com quatro pontos e uma vitória lhe garante a primeira colocação.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv