Flamengo explica cuidados com Pedro e projeta Viña na Copa do Mundo de Clubes

publicidade

Nos dois últimos jogos do Flamengo , Filipe Luís destacou a condição física de Pedro, que ainda não retomou de vez a titularidade no time. O centroavante voltou a jogar em abril depois de ficar quase sete meses afastado por uma grave lesão no joelho esquerdo e ainda necessita de um cuidado especial para se recondicionar fisicamente.

Nesta terça-feira, o preparador físico Diogo Linhares explicou a condição do camisa 9, que ainda tem seguido um cronograma individualizado de treinos e não está preparado para ter sequência grande de jogos. A precaução é para que o atleta não sofra novas lesões.

- Quanto maior o período de afastamento, levamos um tempo para fazer esse retorno gradual. Sabemos da demanda física que exige o modelo de jogo do Filipe, a intensidade que jogamos. Fazemos esse controle gradual para evitar ao máximo uma outra lesão. Fazemos esse prognóstico de progredir as cargas, evitar uma sequência maior de jogos - explicou Diogo, que acrescentou:

- Você compromete a recuperação entre um jogo e outro, ainda mais agora que pegamos uma sequência de jogos em três dias, com viagens. Fazemos um controle maior para que o Pedro possa voltar ao “prime” na temporada. Procuramos individualizar ao máximo as cargas, fazendo as metas dos atletas. Alguns momentos ele faz sozinho, outros agrupamos. O que ele precisa mais agora é esse trabalho com o grupo que vem fazendo diariamente e progredir as cargas dele.

Pedro em Flamengo x Bahia — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Pedro foi titular na derrota para o Cruzeiro, em Belo Horizonte, e no empate contra o Central Córdoba, na Argentina. No último sábado, no Maracanã, ele entrou no decorrer da vitória sobre o Bahia.

- O Pedro vem de uma lesão de sete meses parado e uma sequência de dois jogos seguidos, jogou contra o Cruzeiro e na Argentina. O meu trabalho é encontrar os momentos para ir colocando e recuperar a forma física quanto antes possível para performar com uma consistência maior depois de uma lesão tão grave quanto a que ele teve - justificou Filipe, no sábado.

Diogo Linhares também comentou a recuperação de Viña, lesionado desde agosto do ano passado. O lateral-esquerdo está entregue à preparação física do Flamengo e, nesta semana, começou a fazer aquecimento com o grupo.

Viña em treino do Flamengo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo

A maior parte do trabalho ainda é individualizada, mas a expectativa é que, ainda neste mês, Viña evolua para os treinos com o elenco. Desta forma, a previsão é que o uruguaio esteja à disposição do Flamengo para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa - a delegação viajará para os Estados Unidos no dia 10 de junho.

A lesão de Viña aconteceu no dia 11 de agosto de 2024, no empate com o Palmeiras. Além de afetar o menisco do joelho direito, o problema também atingiu o ligamento cruzado anterior, o que aumentou a gravidade. Ele ainda fraturou a tíbia. O lateral foi operado no dia 15 de agosto.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte