Mesmo que se trate apenas da primeira partida oficial da temporada dos titulares, é bem plausível dizer que o panorama da vitória do Flamengo contra o Volta Redonda por 2 a 0 é uma amostra do que o rubro-negro deve oferecer ao longo da temporada. Um futebol ofensivo, com a defesa postada em linha alta, um ataque móvel e com diversas formas de levar perigo ao gol adversária. Além de uma ótima parceria pelo lado direito com a dupla Gerson e Wesley, que já se destacou em 2024.
Montado num esquema em 4-3-3 e com um ataque que apostava na mobilidade e velocidade de Michael, Bruno Henrique e Gonzalo Plata, o Flamengo de Filipe Luís mandou na partida ao longo dos 90 minutos. Retrato disso é que, com 75% de posse de bola, a equipe somou 19 finalizações contra apenas três do Volta Redonda.
Dupla se destaca
Boa parte do forte volume ofensivo do Flamengo tem como justificativa as boas atuações da dupla Michael e Gonzalo Plata. Por mais que tenham status de reservas num elenco estrelado, os dois estrearam na temporada dando boas demonstrações de que serão peças importantes na rotatividade de Filipe Luís. Foram deles, aliás, os gols da vitória.
Na reta final da primeira etapa, depois de larga superioridade, Michael recebeu pelo meio na entrada da área e tentou acionar Plata, que atacava o espaço nas costas da defesa do Volta Redonda. Jean Drosny, goleiro do tricolor da cidade do aço, interceptou o passe e a bola ficou com o próprio Michael, que finalizou para abrir o placar. Depois, logo no primeiro minuto da etapa final, Plata aproveitou sobra de escanteio e acertou belo chute de fora da área. Um golaço para dar números finais ao jogo..
Estreia de Juninho
A vantagem e o baixo poderio ofensivo do Volta Redonda fizeram com que o Flamengo diminuísse o ímpeto no restante da segunda etapa. A exceção foram os lances que envolveram o uruguaio Arrascaeta. Submetido a um cronograma especial por ainda estar em fase de retomada da forma física após passar por uma artroscopia no joelho direito, o novo camisa 10 do rubro-negro esbanjou a classe de sempre e, com liberdade no meio, criou algumas chances de perigo.
Numa delas, inclusive, o estreante Juninho, que entrou por volta dos 15 minutos do segundo tempo, quase marcou o primeiro gol pelo clube. Arrascaeta recebeu passe na esquerda e, de trivela, achou o atacante ex-Qarabag na cara do gol, mas Juninho finalizou mal e a bola foi para a linha de fundo. Ainda assim, a estreia do camisa 23 foi positiva.
— Estou muito feliz e realizado. Tem toda uma emoção estrear com a camisa do Flamengo. Foram apenas quatro treinos, então estou entrosando aos poucos com os companheiros. Só tem jogador de qualidade no time — falou.
A vitória deixou o Flamengo parcialmente na terceira colocação do Carioca. Na próxima rodada, o time enfrenta o Sampaio Corrêa, quinta-feira, no primeiro jogo do ano no Maracanã.