O torcedor do Flamengo terá hoje um domingo diferente, sem poder reclamar de não poder ver seu time em campo. Em países e horários diferentes, o rubro-negro jogará duas vezes. Nos EUA, a equipe principal disputará seu amistoso de pré-temporada diante do São Paulo, a partir das 17h (de Brasília), fechando o período de nove dias na América do Norte. À noite, às 21h, a equipe alternativa que disputa as rodadas iniciais do Campeonato Carioca encara o Nova Iguaçu no Estádio Castelão, em São Luís (MA).
O duelo pela FC Series diante do tricolor paulista, que empatou por 1 a 1 com o Cruzeiro na noite da última quarta-feira, será o primeiro aperitivo dado pela equipe de Filipe Luís nesta temporada. Nomes como Gabigol, Fabrício Bruno e David Luiz deixaram o clube, e apenas o atacante Juninho foi oficializado como reforço, mas ele está no Brasil e não disputará o jogo de hoje.
Outras peças importantes não estarão em campo, como Arrascaeta, que ainda não tem 100% de condições de jogo após fazer artroscopia no joelho direito, e Léo Pereira, que retornou ao Brasil após perda familiar.
De resto, Filipe deve escalar força máxima para fechar o período de nove dias — o Flamengo embarca para o Rio logo após a partida—, utilizados para que o elenco se conecte mais com suas ideias. O ex-jogador assumiu o cargo no fim do ano passado, e tem a primeira pré-temporada como comandante do profissional. O novo diretor de futebol, José Boto, também busca se ambientar à nova casa.
Também vale ficar de olho em alguns jovens nos quais o Flamengo aposta, especialmente na defesa. João Victor, zagueiro que é presença constante nas seleções de bases, participou de toda a preparação. Cleiton, que estava com o time do Carioca, se juntou ao grupo.
À noite será o momento para as atenções se virarem para o Estadual. O time que conta com jovens, sendo os mais conhecidos o meia Lorran e o goleiro Dyogo Alves, e reservas pouco utilizados, casos do atacante Carlinhos e do zagueiro Pablo, ainda não engrenou e precisa de um bom resultado para não ficar para trás neste início de Taça Guanabara. Em partidas pouco animadoras, perdeu na estreia para o Boavista, em Aracaju (SE), e empatou com o Madureira, em Campina Grande (PB).
Hoje, às 21h, no Castelão, em São Luís (MA), os comandados de Cleber dos Santos encaram o Nova Iguaçu para mais uma rodada do tour rubro-negro pelo Nordeste, em busca da primeira vitória neste ano.
Os únicos bons sinais dados até agora foram os 20 minutos iniciais do segundo tempo contra o Madureira, nos quais a equipe forçou bastante as jogadas pelo lados e conseguiu criar boas chances, por mais que esbarrasse na falta de precisão para definir as jogadas. O adversário da vez tem uma vitória e um empate e também promete oferecer dificuldades.